SCM – Gestão da Cadeia de Suprimentos: o que é, como fazer e dicas de otimização


Atualizado em 23/08/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Logística

Gestao de estoque

SCM – supply chain management – é o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Isso significa planejar, organizar, dirigir e controlar toda a cadeia produtiva da fábrica e seu papel dentro da sequência de empresas, desde fornecedor da matéria-prima básica ao consumidor final.

A partir da abordagem do SCM e com o uso de uma boa plataforma para esse fim, você mantém uma rede de facilidades e opções de distribuição. Você pode reestruturar fornecedores, integrar infra-estruturas, reavaliar estratégias, desenvolver e contratar novos produtos para garantir o sucesso de ponta a ponta.

O objetivo da SCM é garantir que todo o processo de transporte, transformação, armazenamento, estocagem e entrega de um produto alcance mais eficiência, qualidade, produtividade e satisfação dos clientes. Confira a explicação completa no texto abaixo.

Faça uma boa leitura!

SCM - Gestão da Cadeia de Suprimentos: o que é, como fazer e dicas de otimização

O que é SCM e como funciona?

SCM significa Supply Chain Management e se trata da gestão de todas as etapas e atividades que começam na aquisição e transporte de produtos do fornecedor de matéria-prima básica, passam pela transformação na sua fábrica e terminam no sucesso final do cliente.

Você pode trabalhar o SCM em duas perspectivas diferentes. Uma delas é olhar para a sua empresa e o trabalho integrado dos departamentos, principalmente quando você produz a mercadoria final que o consumidor compra. Mas também é possível olhar para si como um elo de uma cadeia maior e seu trabalho envolve estabelecer relações com empresas para que ajam em sintonia.

Esse tipo de gestão nasce com a evolução da indústria, se intensificando na Quarta Revolução Industrial. As fábricas entenderam que trabalhar a logística apenas internamente não permite chegar no que o mercado precisa em questões de preço, eficiência, velocidade e qualidade.

A logística, então, é um dos componentes da cadeia de suprimentos. Por exemplo, um sistema digital de SCM ou integrado a um SCM (como um ERP) oferece funcionalidades como gerenciamento do ciclo de vida do produto, planejamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento de pedidos, rastreamento de informações, e até criação e desenvolvimento de produtos.

Inclusive, através dela é possível reduzir bastante problemas como o Efeito Chicote. Sobre o funcionamento, podemos elencar as seguintes atividades entre as mais importantes e que você deve executar em sua fábrica:

Principais atividades do Supply Chain Management

  1. Integrar dados, operações e sistemas – a gestão de suprimentos fica mais ágil e acertada quando as informações geradas por um software possam ser lidas por outro da cadeia, seja seu ou de parceiros – e isso fica mais fácil com o uso de sistemas integrados, como o ERP;
  2. Big data – levantar, classificar e analisar dados para tomar boas decisões sobre produção, níveis de estoque, logística etc é fundamental ao SCM;
  3. Analisar as KPIs (indicadores chaves de desempenho) – tomar decisões para melhorar sua SCM passa por entender a realidade da sua empresa de ponta a ponta nos principais indicadores de desempenho (KPIs).

Para que serve o SCM?

O SCM serve para aumentar a colaboração entre empresas e fornecedores por todo o mundo. Uma vez que ele gerencia até mesmo o fornecedor do fornecedor, se você adquire matérias-primas de origem internacional, por exemplo, você precisa dessa cooperação através de países.

Inclusive, ele não fica nas mãos de apenas uma empresa. Você pode tratar do SCM dentro da sua fábrica, na cadeia de departamentos, ou de forma mais abrangente. Neste caso, estou falando da sua empresa dentro de uma cadeia empresarial trabalhando de forma cooperada, cada uma desempenhando sua função, para que todas cresçam juntas.

Como resultado, suas entregas são feitas com tempo, qualidade e quantidade necessárias para que a produção da mercadoria final seja otimizada e se garanta o sucesso do cliente.

Supply Chain Management na Indústria 4.0

O SCM na Indústria 4.0 pode ser entendido como a soma das mudanças da Quarta Revolução Industrial em todas as etapas da cadeia. Caso você use softwares de SCM, eles também podem ser integrados à realidade 4.0 da indústria.

Leia nosso artigo sobre Logística 4.0 para entender todas as evoluções desse novo nível de industrialização mundial.

Componentes do SCM

O SCM é composto por diversos componentes e há 4 entre os principais que devem sempre funcionar de forma sintonizada para que todos os integrantes da cadeia consigam alcançar bons resultados na entrega final para o cliente. São eles:

  • Planejamento – ter um bom planejamento estratégico permite o SCM prever quanto de cada material será necessário nas entregas e quando os itens serão entregues. Seu plano deve conter os seguintes pontos:
    • Canais de distribuição;
    • Estoque de materiais e produtos;
    • Planejamento de demanda;
    • Previsão de vendas;
    • Processo de distribuição;
    • Promoções;
    • Transporte dos produtos.
  • Compras – o setor de compras das empresas está intrinsecamente envolvido no SCM e suas responsabilidades estão ainda mais estratégicas. A obtenção de matéria-prima e componentes deve ser feita no ritmo da cadeia e da produção.
  • Produção – transformar matéria-prima, peças, componentes e subprodutos em mercadorias é o processo central de uma indústria e deve estar em plena sintonia com os demais integrantes do SCM. Normalmente, fábricas nesse tipo de cadeia trabalham com o modelo de produção puxada.
  • Logística –  logística, entrega, distribuição e transporte são partes fundamentais do SCM, pois, se é uma cadeia, os elos devem estar firmes e é justamente esse componente de logística que faz a ligação.

SCM na Nuvem

Uma vez que o SCM é uma gestão que depende da responsabilidade e integração da cadeia toda, seja quando olhamos para os departamentos de uma empresa ou na integração entre diferentes empresas, é totalmente indispensável usar hospedagem em nuvem.

Ao colocar todos os dados em um servidor terceirizado com alta proteção e eficiência, você garante que a máquina toda continue rodando, tanto no recebimento quanto envio de informações, independente do que aconteça. Muitos vão dizer que nuvem é importante, mas vamos reforçar: é o mínimo.

Além disso, dados de SCM e de ERP (integrado) mantidos em nuvem são mais fáceis de serem integrados entre os diferentes agentes da cadeia. Junte esse benefício a uma segurança reforçada, já que com a nuvem os servidores têm aplicações locais e fornecedores de hospedagem com times altamente qualificados para bloquear possíveis ataques mal intencionados.

Benefícios do SCM

  • Aumento da Produtividade: Com o uso do SCM, você consegue otimizar suas operações, eliminando gargalos, melhorando a fluidez do trabalho e agilizando seus prazos de entrega;
  • Redução de Custos na Cadeia de Suprimentos: Através da análise preditiva, elimina-se gastos desnecessários, minimizando o desperdício de estoque e reduzindo o risco de escassez. A IoT torna seus ativos mais responsivos e eficazes;
  • Maior Agilidade e Resiliência na Cadeia de Suprimentos: Seus sistemas de SCM resilientes são extremamente ágeis na adaptação às mudanças de mercado, proporcionando um feedback imediato dos seus clientes;
  • Aprimoramento da Qualidade do Produto: Com a ajuda do SCM, você consegue projetar e desenvolver produtos sob medida para atender às necessidades de cada cliente, aproveitando as informações provenientes da aprendizagem automática e análises avançadas;
  • Excelência no Atendimento ao Cliente: Usar uma abordagem moderna de SCM coloca o cliente no centro de tudo, permitindo um atendimento personalizado em grande escala e um cuidado minucioso em cada interação;

Maior Transparência e Sustentabilidade: Através do SCM, você garante total transparência desde a origem até a entrega dos seus produtos, contribuindo para a redução do seu impacto ambiental e colaborando com os seus fornecedores para promover práticas mais sustentáveis.

Futuro do SCM

Ao estudar o que o mercado tem dito, posso dizer que a tendência do SCM é focar no cliente. Isso quer dizer que ele não estará envolvido apenas no final da cadeia, na hora da entrega. Agora ele deseja estar ciente de onde vem os produtos, do que são feitos e como chegam às lojas.

Em exemplo bem prático, existe um nicho de consumidores veganos que são os abolicionistas. Estes acreditam que nenhuma exploração de animais é moralmente justificada e que não existe regulamentação a curto-prazo que sirva para seu ideal de liberdade animal. Bem, e como o SCM importa para ele?

Acontece que se uma marca vegana tiver algum fornecedor que explore animais ou sequer patrocine eventos de exploração animal, então seus produtos já não servem para este nicho consumidor.

Isso significa que o futuro do SCM está na transparência e visibilidade da rede. Também é importante investir na integração do SCM com outros sistemas, além dos avanços gerais da Quarta Era Industrial.

ERP Industrial na Gestão da Cadeia de Suprimentos

O SCM, como dissemos, pode se referir tanto à cadeia de suprimentos dentro da empresa, isso é, a integração dos departamentos etc quanto a cadeia inteira das empresas que fornecem material para a fábrica, entregam para o consumidor final etc. Vou te falar do ERP nos dois casos, considerando uma indústria automobilística.

Caso 1: SCM de uma empresa que monta carros e é uma ponta final antes de entregar o bem

Nesse caso, a empresa é o agente principal da cadeia por ser quem produz o item final que o consumidor compra. Todos os agentes do processo devem trabalhar para atender o seu ritmo. Isso significa que o ERP dos fornecedores devem se adequar à sua programação e que o PCP e MRP dessa fábrica de carros é quem dispara a demanda para todos os agentes que participam.

Tanto o PCP quanto o MRP encontram respaldo dentro de um ERP Industrial e ao usar um programa desenvolvido especificamente para esse setor já trará funcionalidades que otimizam a gestão dessa produção, pedidos de materiais, administração de estoques etc voltados para uma fábrica tal qual como uma montadora de veículos.

Esse ERP poderá demandar das outras partes da grande cadeia para ajudar a empresa central do SCM e gerar os vários departamentos da mesma fábrica de automóveis.

Caso 2: SCM da cadeia e das empresas que fornecem material para a indústria automobilística

Nesse caso, estamos falando de um conjunto de empresas que fornecem peças que podem ou não ser específicas para indústria automobilística. Podemos estar falando de fábrica de pneus ou vidros, sendo no primeiro caso uma empresa que faça extrusão apenas para esse fim e no segundo uma empresa de fundição de vidro no geral.

O ERP aqui trabalhará individualmente em cada empresa com suas funcionalidades industriais e será capaz de uma coordenação entre as mesmas. De preferência, integrá-lo em sistemas de SCM competentes.

Para saber mais como um ERP Industrial e um sistema SCM podem trabalhar juntos para avançar na produção da sua fábrica,veja uma demonstração do sistema da Nomus.

Na integração SCM e ERP podemos afirmar que um bom SCM só é possível se as empresas que participam dessa cadeia possuem um bom controle de seus ERPs.

Conhecimentos de logística além do SCM

A logística, a gestão dos recursos e todos os setores da sua indústria demandam mais do que este ou aquele sistema ou abordagem inovadora de administração. É importante manter-se bem informado quanto a novidades e conhecimentos pilares do setor industrial.

Sabendo disso, eu, meus colegas e alguns convidados estamos sempre publicando artigos a respeito da indústria. Falamos de logística, produção, processos de transformação, RH, financeiro, entre outros.

Convido você a se inteirar cada vez mais sobre esses conhecimentos que vão agregar em muito a gestão da sua indústria. Inscreva-se no blog para receber notificações sempre que uma nova publicação for ao ar e siga nossas redes sociais!

Obrigado e vamos em frente.

Minicurso de controle essencial de produção e estoque
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