Atualizado em 19/03/24 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Marketing e vendas
Marketplaces como Airbnb viraram todo o mercado de cabeça para baixo e esta é uma das coisas mais incríveis da Indústria 5.0. Como estamos no meio do desenvolvimento dessa área revolucionária no setor industrial, vamos nos familiarizar com este conceito!
Muitas empresas estão investindo nas vendas online, contudo, a indústria pode usar o marketplace a seu favor, visto que é um meio mais “fácil’’ em comparação ao e-commerce.
Na atualidade, é muito comum notar produtos industriais disponíveis em plataformas de vendas online. Isso acontece devido ao avanço tecnológico, que além de proporcionar ferramentas digitais para divulgar serviços e produtos, influencia diretamente na otimização dos processos produtivos da indústria.
O marketplace para indústria é uma excelente vantagem para esse segmento, visto que gera mais visibilidade e facilidade para conquistar mais clientes.
É importante ressaltar que, embora haja uma concorrência acirrada, é possível obter bons resultados com o marketplace, basta investir em estratégias para conquistar maior alcance de público.
Se ficou interessado e quer saber mais sobre este assunto, é só continuar a leitura para entender como funciona o serviço de marketplace para indústrias. Vamos lá?
Um marketplace é uma plataforma online onde os participantes do mercado industrial podem negociar uns com os outros.
Tal plataforma geralmente lida com o processamento de pagamentos ou com o ramo de branding industrial. Algumas oferecem possibilidades avançadas, como links automáticos entre cotações e licitações.
De maneira geral, o marketplace para indústria tem como objetivo promover um contato entre o vendedor e o consumidor, mas neste caso o foco da venda não é para o consumidor final.
Ou seja, funciona como um modelo de negócio B2B (Business to Business), que significa vendas de empresa para outra empresa. Assim é possível que as indústrias utilizem a plataforma para divulgação de produtos.
Os marketplaces para indústrias costumam ser terreno fértil para ideias criativas e projetos inovadores. Isso não é surpreendente, pois ele não possui uma estrutura hierárquica comum.
Enquanto os fornecedores de matérias-primas têm pouco ou nenhum contato com empresas de serviços pós-venda, isso é completamente eliminado em um marketplace industrial, o que pode levar a colaborações surpreendentes. Estas dinâmicas contribuem para a criação de valor e inovação.
Do ponto de vista do consumidor, as vantagens são óbvias: há poder de escolha, é fácil comparar ofertas e você tem acesso em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. Além disso, pode-se acrescentar as boas oportunidades de interação e – geralmente – transações rápidas. Esse é um dos maiores acertos do marketing para indústria.
De modo geral, é uma excelente vantagem para as indústrias usarem a inovação a seu favor. Devido a facilidade para divulgar os serviços na internet e até mesmo para captar clientes, o marketplace oferece muitos outros benefícios. Um deles é promover as vendas sem interferir na atual rede de distribuição.
Abaixo, listamos outros benefícios que os marketplaces para indústrias oferecem. Continue lendo e confira!
Um marketplace para indústria reduz os riscos de comércio e colaboração. A probabilidade de um fornecedor entregar um trabalho ruim, não pagar ou desrespeitar os acordos diminui substancialmente.
As plataformas, em sua grande maioria, realizam verificações de qualidade nas partes interessadas antes de fornecer acesso à rede. Assim, você só tem o melhor.
Além disso, um marketplace oferece todo tipo de oportunidade para estabelecer relacionamentos, colaborações e diferentes formas de interação. Basta pensar em um fórum no qual você pode fazer uma chamada para um projeto conjunto de inovação.
As partes conectadas querem colaborações interessantes. Um mercado online, portanto, acelera a cocriação. Mas avalie e verifique a índole e a seriedade de todos.
Você pode encontrar clientes e fornecedores industriais que nunca encontraria no ‘mundo real’, simplesmente porque são de uma área ou continente completamente diferentes do seu.
Um marketplace não se preocupa com as fronteiras e rompe as redes que considerávamos intransponíveis.
Outra vantagem do marketplace para indústria é, sem dúvida, o aumento nas vendas, tendo em vista que há maior alcance de possíveis clientes. É importante destacar que há diversidade de produtos e maior competição, mas isso não significa algo negativo, apenas pode ser um dos desafios.
Basta aplicar estratégias que influenciem na atração e conversão de clientes na plataforma e atrair diferentes tipos de público, pelo alcance que o marketplace proporciona.
Ele também pode simplificar o processo de aquisição. Os mecanismos de pesquisa avançados com base no aprendizado de máquina, serão capazes de pesquisar, automaticamente, o melhor negócio para fornecedor e cliente.
Desta forma, diversas experiências poderão facilitar todos os processos relativos a transações, como pagamentos, moedas e faturamento. Estas plataformas fornecerão uma visão detalhada do status de cada venda, para que você possa acompanhá-la cuidadosamente.
E aí, que tal deixar as conveniências e medos de lado e partir para esta nova era?
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Se você gostou deste artigo, acompanhe as novidades do mercado trazidas pela Nomus no seu canal favorito e receba mais dicas como essas:
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: