Software CRM: o que é, como usar e por que a ferramenta pode transformar a experiência do seu cliente


Atualizado em 25/08/23 - Escrito por Equipe Nomus na(s) categoria(s): Processos e Organização

Nomus ERP Industrial

Você já ouviu falar em software CRM? O que é, como funciona, por que é vantajoso? Se estas são dúvidas presentes em sua rotina, é hora de desmistificá-las. 

Reunimos, neste post, algumas informações-chave sobre as ferramentas de CRM, muito úteis para uma gestão de relacionamento com o cliente mais efetiva e fluida. 

Não à toa, a previsão do portal Statista é de que os investimentos em CRM ultrapassem a marca dos US$43 milhões em 2024. Para você ter uma ideia, em 2015, este valor ainda não chegava a US$25 milhões. 

Se sua empresa está em busca de soluções para otimizar o atendimento ao cliente, este artigo é seu! Continue a leitura e tire suas dúvidas sobre o assunto. 

Software CRM: o que é?

O software CRM é uma solução digital para a gestão do relacionamento com clientes. Trata-se de uma ferramenta em formato de sistema online, que reúne informações diversas sobre os caminhos do cliente no funil de vendas, como dados dos clientes, seu histórico de interações com a empresa etc. 

CRM, em inglês, significa Customer Relationship Management. Em português, podemos traduzir a expressão como “Gerenciamento do relacionamento com o cliente”, o que, não por acaso, é a principal função da ferramenta CRM: fornecer caminhos para simplificar, integrar e gerenciar os pontos de contato da empresa com o cliente ao longo de sua jornada de compra. 

Agora que você já sabe o que é software CRM, é hora de avançarmos para entender, também, quais as suas principais funcionalidades. 

Para que serve um software CRM?

A principal função do software CRM é promover uma gestão online de dados a partir da coleta e do armazenamento de informações sobre o comportamento dos clientes no processo de compra. Além disso, um bom sistema de CRM também fornece embasamento e ferramentas que possibilitam: 

  • Prospecção de clientes: ao  fazer o registro de interações e armazenar dados para contato com clientes em potencial, o CRM facilita a identificação de potenciais oportunidades de negócio;
  • Gestão do funil de vendas: com a ajuda do sistema, é possível entender o nível de maturidade dos clientes, oferecendo atendimento adequado em todos os contatos.
  • Segmentação de clientes: além do acompanhamento do funil, o CRM também permite o agrupamento de clientes com perfis semelhantes. Desta forma, a empresa tem a oportunidade de direcionar estratégias e ações coerentes com as expectativas e necessidades de cada grupo. 
  • Armazenamento do histórico dos clientes: com este recurso, vendedores e agentes comerciais têm, ao alcance das mãos, informações essenciais sobre o percurso dos clientes desde o interesse inicial pela empresa até o fechamento da venda. Dessa forma, direcionam melhor suas estratégias de venda e evitam a ocorrência de repetições desnecessárias. 
  • Fluxo integrado de ações: com todas as interações e dados integrados em um mesmo sistema, é possível seguir uma agenda de ações mais orientada. Além disso, o sistema permite a criação de agendas de visitação a clientes, marcação de reuniões e envio de e-mails de venda. 
  • Complemento ao sistema ERP: enquanto o ERP (Enterprise Resource Planning) ajuda na criação de uma gestão integrada e completa para a empresa, o CRM oferece um olhar para o público externo do negócio. 

5 Vantagens de utilizar o CRM para gerenciar o relacionamento com o cliente 

Agora que você já conhece o software CRM, o que é e quais as funcionalidades da ferramenta, vamos dar um passo adiante. É hora de entender, de forma prática, como sua empresa ou indústria pode se beneficiar com a implantação do sistema. 

Ciclo de vendas mais ágil

Sabemos bem o quão extenso pode ser o ciclo de vendas de empresas b2b. Burocracias cadastrais, fluxo de aprovações longo, processos hierarquizados. 

Ao entender o que é software CRM e como explorar suas funcionalidades, é possível criar roteiros de venda mais assertivos, pautados nas características dos negócios e nas tendências de comportamento  de compra de cada cliente. 

Propostas de vendas assertivas

O armazenamento de dados dos clientes no software CRM também auxilia no entendimento profundo sobre as necessidades de cada um. O sistema permite o acompanhamento de buscas por palavras-chave, por consultas ao autoatendimento da empresa ou mesmo de contatos diretos com o time de suporte de TI em busca de sanar dúvidas e obter informações sobre os produtos vendidos. 

Dessa forma, vendedores e atendimento podem elaborar ofertas compatíveis com aquilo que o cliente espera. 

Menor índice de falhas e retrabalhos

Outra vantagem de saber o que é software CRM é a possibilidade de explorar todas as suas funcionalidades, incluindo a automação de processos. Com a automação, tarefas repetitivas, como o preenchimento de planilhas, passa a ser realizado de maneira automatizada, contribuindo positivamente para a redução das falhas e retrabalhos. 

Redução de custos operacionais

Conhecer o software CRM, o que é e suas funcionalidades, impacta diretamente na redução de custos operacionais. E como isso é possível? Bom, vamos analisar, juntos, a seguinte equação: ciclos de vendas mais ágeis + vendas mais assertivas + falhas reduzidas = resultados mais rápidos e efetivos com menos custos! 

É assim que o CRM contribui para o dinamismo dos setores de vendas e atendimento de empresas, sejam elas do segmento de indústria ou serviço, de pequeno ou grande porte. 

Mais produtividade para o time 

Utilizar um sistema funcional para prospectar e conduzir a negociação e o atendimento aos clientes traz, ainda, um benefício direto à produtividade do time. Afinal, com caminhos efetivos, bater as metas da equipe comercial torna-se uma realidade possível. 

E se você gere equipes de vendas ou acompanha seu desempenho, sabe que o melhor combustível para o sucesso é…o sucesso! Ao fechar negócios, os times tendem a se sentir mais motivados e engajados em outras vendas, turbinando os resultados da empresa e alimentando um ambiente saudável de trabalho. 

Ao conhecer a dinâmica do software CRM, o que é e como opera, você certamente sentirá vontade de viver a experiência de implantar a ferramenta em sua empresa. Lembre-se de que, além da implantação, é importante treinar os times e familiarizá-los ao sistema! Assim, você elimina eventuais resistências e tem a oportunidade de fortalecer o papel do CRM como aliado dos resultados da empresa. 

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.

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Um comentário

  1. Vladimir Alves da Silva disse:

    Bom dia Prezados:
    Boa parte da minha vida profissional foi dedicada a entender e proclamar o CRM dentro das empresas.
    Alguns empresários ou colaboradores, erroneamente pensam que basta implantar o Sistema e tudo acontecerá. É um grande engano!
    O sistema nada mais é do que o facilitador para armazenar as informações inseridas e transforma-las em informações importantes para as áreas de Marketing e Vendas.
    O CRM possui duas óticas: O Sistema operacional e o Cultural sendo o ultimo mais importante do que o primeiro.
    Portanto, de nada adianta a empresa obter um BIG CRM se culturalmente não encontra-se preparada para tê-lo. Obter é tarefa relativamente fácil. Torna-lo eficaz e funcional envolve a cultura da empresa que esta relacionado desde o alto escalão até o baixo calão.

    Atenciosamente,

    Vladimir Alves da Silva
    Administrador de Empresa

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