Atualizado em 8/04/21 - Escrito por Rafael Netto na(s) categoria(s): Qualidade
O software para qualidade é uma ferramenta para auxiliar na gestão da qualidade dos produtos fabricados na sua empresa.
Escolher o melhor software para qualidade da sua indústria não é uma tarefa rápida ou simples. Por isso, preparei esse artigo com os pontos que você precisa ficar atento para fazer a escolha certa.
Além disso, cito as principais vantagens em usar um software para a gestão da qualidade da sua empresa, confira:
Os consumidores e empresas estão cada vez mais exigentes com a qualidade dos produtos, não há mais espaço no mercado para produtos com baixa qualidade.
Para se manter competitiva, sua empresa deve buscar o nível de excelência na qualidade de seus produtos.
Mas qual é o segredo para se produzir produtos com excelente qualidade?
Produtos com excelente qualidade não são obra do acaso, são resultado direto de uma excelente gestão da qualidade através da implantação dos métodos SDCA e PDCA.
Para implantação do método SDCA (Standardize, Do, Check, Act), defina as especificações de qualidade de produtos, padronize procedimentos operacionais, cumpra procedimentos operacionais e implante rotinas de inspeção de produtos.
Para implantação do método PDCA (Plan, Do, Check, Act), analise as não conformidades detectadas, analise os desvios de inspeção, monitore indicadores de desempenho da qualidade, formule e implante ações corretivas que garantam a melhoria contínua de seus processos produtivos.
Alguns benefícios diretos de implantar um software para a gestão da qualidade na sua indústria, são:
Veja também: Como fazer o gerenciamento da qualidade dos seus produtos
Agora chegou a hora de ajudar você a escolher o melhor software para qualidade da sua empresa.
Para isso, vou listar as principais funcionalidades que o seu software para qualidade precisa ter para ser uma boa escolha.
Anote essas funcionalidades e questione os fornecedores que você estiver pesquisando a respeito dessas funções.
Essa é a melhor forma de garantir que você está fazendo a escolha certa.
Vamos lá a lista:
As funcionalidades mais básicas são: definir as especificações de qualidade dos produtos e gerar fichas de inspeção em formato eletrônico para apoiar as atividades de inspeção em sua indústria.
É preciso definir os planos de inspeção de seus produtos fabricados e matérias primas informando todas as especificações de qualidade que devem ser inspecionados.
Dessa forma você conseguirá implantar uma rotina de inspeção e garantir que todos os produtos fabricados estão em conformidade com os padrões ideais de qualidade.
Veja também: Como escolher um ERP ideal para sua indústria
É importante poder criar regras para que o sistema defina os lotes dos produtos de forma automática, evitando erros de digitação.
Além disso, lembre-se que é muito interessante emitir etiquetas personalizadas para identificação dos lotes de fabricação dos produtos.
Veja também: APQP: o que é e como a ferramenta pode definir produtos de sucesso
Seu software para qualidade precisa registrar de resultados de inspeção, emitir certificados eletrônicos de inspeção e aceitar assinaturas digitais.
Dessa forma você vai agilizar suas rotinas de inspeção e torná-las mais seguras e eficazes.
Um bom software para qualidade também permite enviar por email todos os certificados de qualidade emitidos.
Assim você aumenta a confiança de seus clientes na qualidade dos produtos da sua empresa e padroniza o processo.
O software para qualidade que escolher, precisa aceitar o registro de não conformidades e suas causas.
Quando você registra e analisa as não conformidades no seu software para qualidade, é possível formular ações de melhoria para reduzir não conformidades e monitorar a implantação efetiva dessas ações de melhoria.
É fundamental que seja capaz de monitorar indicadores de desempenho da qualidade no seu software para qualidade.
Com isso você poderá monitorar índices de não conformidades por produto, tipo de produto, tipo de defeito ou cliente, analise as causas raízes mais relevantes das não conformidades e monitore a qualidade de cada processo produtivo comparando os desvios entre os valores ideais especificados e os resultados de inspeção.
Essa análise permitirá que sua equipe tome decisões baseadas em dados confiáveis.
É preciso ser capaz de definir os requisitos de qualidade desejados para as matérias primas e gerar fichas de inspeção em formato eletrônico para apoiar as atividades de inspeção de recebimento.
Com isso você conseguirá implantar rotinas de inspeção para garantir que todas as matérias primas estão em conformidade com os padrões de qualidade.
Além disso, é muito útil que o seu software para qualidade seja capaz de monitorar indicadores de qualidade de fornecedores.
Assim você poderá identificar os fornecedores que sua empresa pode confiar.
Uma boa qualidade da matéria prima é um ponto chave para a garantia da qualidade dos produtos fabricados por sua empresa.
Como Engenheiro de Produção e fundador da Nomus, recomendo que conheça o Nomus ERP Industrial.
O software para qualidade, Nomus Qualidade, foi incorporado ao Nomus ERP Industrial e agora é possível controlar a qualidade dos seus produtos com a gestão integrada com os outros setores da sua produção.
Esse software é capaz de atender todos os pontos listados acima. Além disso, como o foco do Nomus ERP Industrial é em indústrias, a ferramenta já é preparada para atender as principais dores e demandas do setor.
Recomendo que assista uma demonstração do software
Fique a vontade para entrar em contato caso tenha alguma dúvida para escolher o seu software para qualidade.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: