Atualizado em 12/12/22 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Processos e Organização
A tomada de decisão é a principal responsabilidade de qualquer gestor. É preciso fazer as escolhas certas para garantir que a empresa continue próspera e em constante crescimento.
É por isso que a tomada de decisão é uma das atividades que mais tiram o sono dos líderes e gestores. É comum que muitos tenham bastante dificuldade para tomar suas decisões, já que elas são acompanhadas de suas consequências.
Se essa é a sua realidade e você precisa tomar decisões diariamente, recomendo que leia esse texto. Nele você vai saber como melhorar a sua tomada de decisão para ter uma gestão mais assertiva, além de uma mente mais tranquila.
Vamos lá:
Durante um dia em uma empresa, o gestor precisa tomar dezenas ou até centenas de decisões para resolver todas as questões que acabam acontecendo.
Existem desde decisões simples e com poucas consequências, até decisões complexas que podem definir o resultado da empresa por um bom tempo.
A tomada de decisão é uma responsabilidade que o gestor não pode fugir e deve se preparar para conseguir tirar o melhor proveito da situação.
Afinal, tomar decisões é o que faz a empresa realmente se mover e continuar competitiva no mercado.
Uma lição importante sobre decisão, é pensar que independente do resultado que ela proporciona, a decisão traz também muito aprendizado para você e sua equipe.
Ao pensar dessa forma, você torna a tomada de decisão menos estressante e ainda aproveita qualquer resultado que possa ocorrer. É importante sempre aprender com suas decisões para ficar cada vez mais experiente.
Existem diversas formas de tomada de decisão e você já as utiliza para tomar suas decisões diariamente.
O importante aqui é entender como cada uma funciona e avaliar qual é o melhor formato para as suas tomadas de decisões diárias.
Essa é uma das formas de tomada de decisão mais comuns, trata-se de considerar apenas a nossa intuição para decidir algo.
Você segue o que a sua intuição diz ser a melhor opção e acaba ignorando os pontos racionais e lógicos para decidir a questão.
Esse tipo de decisão é muito perigosa quando o assunto é a tomada de decisão em empresas, já que ela está bastante suscetível a erros.
Quando o assunto é mais matemático do que sentimental, o ideal é tomar decisões baseadas em fatos, estudos etc.
Essa forma de tomar decisões é justamente o oposto da anterior, a ideia aqui é seguir a lógica em primeiro lugar e usar os fatos para escolher a opção que mais parece vantajosa.
Normalmente, as opções são listadas na própria cabeça ou em um documento e, então, é possível analisar cada uma para decidir qual é a melhor opção dentro da lógica utilizada.
Essa é uma das formas de tomada de decisão mais recomendadas para o mundo empresarial. A ideia é tomar decisões de forma colaborativa com mais pessoas da sua equipe.
A vantagem é que você pode usar da expertise de outras pessoas para auxiliar a sua tomada de decisão e, assim, garantir que as melhores escolhas estão sendo feitas.
Organize brainstorms e reuniões periódicas com pessoas chave de cada setor para definir pontos importantes de cada área.
Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados com esse tipo de tomada de decisão:
Quando as consequências de uma tomada de decisão são muito grandes e a sua equipe não possuí segurança suficiente nas formas de decisão anteriores, existe a opção de pedir ajuda a especialistas.
Os especialistas podem auxiliar a sua equipe a analisar melhor a situação da empresa e então indicar qual é o melhor caminho a seguir.
Outra vantagem é que durante esse processo a sua equipe pode entender as metodologias aplicadas pelos especialistas, aprendendo no processo. Lembra que falei no início do texto sobre sempre aprender com suas decisões?
Portanto, se você não sabe como alcançar determinado objetivo ou meta, não hesite em procurar ajuda de especialistas para tomar as melhores decisões.
Como a tomada de decisão é um processo que pode ser estressante para o gestor, aqui estão algumas dicas para facilitar esse processo e melhorar a sua rotina, confira:
Aqui aquela clássica citação que usamos muitas vezes no blog se encaixa muito bem:
O que não é medido não é gerenciado
É fundamental que você conheça de verdade a sua empresa.
Quando digo “de verdade”, é saber realmente quais são seus indicadores, resultados, gargalos, pontos de melhoria entre outros.
Quanto mais informações confiáveis você possuir sobre o seu negócio, mais fácil é a tomada de decisão.
Quando não conhecemos algo, a decisão se torna mais difícil e arriscada.
Para conhecer melhor uma indústria, nada melhor do que possuir um sistema de gestão especializado em empresas desse setor.
Usando um sistema ERP para indústrias, como o Nomus ERP Industrial, a sua tomada de decisão acaba ficando muito mais simples e assertiva.
Isso porque a ferramenta permite o controle e acompanhamento total das áreas mais importantes da empresa de forma integrada.
Veja também: Benefícios de um sistema de gestão integrada
Em um só lugar você consegue acompanhar os indicadores, a produção, financeiro, qualidade etc.
Portanto, se você não possui um sistema que proporcione uma ampla visão da sua empresa, com uma gestão integrada, recomendo que assista uma demonstração do ERP Industrial hoje mesmo.
Isso porque sem uma ferramenta assim, a sua tomada de decisão será sempre um processo feito de forma mais intuitiva do que baseada em dados confiáveis.
É claro que tomar decisões de questões com baixo impacto e poucas consequências deve ser feita de forma rápida e descomplicada.
Entretanto, para tomar as decisões mais importantes e impactantes para o seu negócio, é fundamental que não haja com impulsividade.
Acalme-se e avalie a situação da melhor forma possível. Analise os dados, peça ajuda da sua equipe ou de especialistas para tomar a decisão mais vantajosa para o negócio.
Coloque a emoção de lado e liste os pontos positivos e negativos das opções que você pode tomar.
A ideia aqui é fazer com que a lógica ultrapasse a emoção, fazendo com que a decisão seja mais segura.
Listando os pontos positivos e negativos você terá uma visão geral muito mais estruturada para raciocinar com calma e escolher a melhor decisão para sua empresa.
Para ir ainda mais fundo na tomada de decisão, você pode dividir esse processo em algumas etapas.
Isso pode auxiliar as suas tomadas de decisão, já que você pode seguir um passo a passo até chegar na melhor opção.
Essas são as etapas do processo de tomada de decisão:
Antes de pensar em soluções e em qual tomar, é preciso identificar e definir o verdadeiro problema apresentado.
Se essa etapa for ignorada, você pode acabar com opções ineficazes para solucionar o verdadeiro problema.
Caso necessário, identifique a causa raiz desse problema, garantindo que a sua tomada de decisão seja altamente eficaz.
Algumas técnicas para auxiliar nessa etapa, são:
Com o problema identificado, chegou a hora de fazer um diagnóstico como a análise SWOT e entender quais são as:
Na maioria dos casos uma rápida análise é suficiente, porém se a decisão tiver um impacto muito grande, o ideal é que pesquise cada ponto.
Agora chegou a hora de listar as possíveis soluções para esse problema e facilitar a tomada de decisão.
O objetivo aqui é entender quais são as soluções possíveis e conseguir escolher a melhor entre elas.
Uma dica para tornar as opções mais precisas é envolver pessoas especialistas nos setores envolvidos para ter mais embasamento em cada alternativa.
Com as soluções listadas, chegou a hora da tomada de decisão.
Esse é o passo mais importante e para ajudá-lo a escolher a melhor opção, você pode seguir essas perguntas:
A partir desse ponto você comparar as informações das etapas anteriores para tomar a sua decisão.
Com a decisão tomada, você precisa agora monitorar os impactos dessa decisão e avaliar se existe a necessidade de algum ajuste.
Lembre-se que muitas vezes sua decisão não está escrita em pedra e você pode ir melhorando continuamente.
Para colocar em prática as melhores decisões na sua empresa, você precisa de um sistema capaz de entregar as informações detalhadas da sua produção.
Por isso, assista uma demonstração do ERP Industrial da Nomus e entenda por que ele é o sistema ideal para sua empresa.
Gostei! Dessa forma pude perceber
E agora preciso saber sobre a falência empresarial