Atualizado em 15/04/25 - Escrito por Thiago Leão com colaboração de João Pedro na(s) categoria(s): Engenharia de produto / Produção
O torneamento é um processo que consiste em girar uma peça no próprio eixo e remover material da mesma com uma ferramenta fixa de material mais duro. É uma das técnicas de manufaturas mais antigas da humanidade, começou como uma forma de moldar cerâmica e e hoje é usado para plástico, metal e outros.
Sua importância e papel básico nas operações são tamanhas que criar um torno mecânico é uma tarefa comum em cursos de engenharia. Conhecê-lo é necessário para atuar em diversas, se não todas, os setores da indústria, ao menos que envolvam produção de itens físicos.
É possível conhecer o básico sobre a operação de torneamento apenas com o artigo abaixo. Você conhecerá os tipos, os movimentos, as máquinas, as ferramentas, e até mesmo a história. Basta conferir até o fim.
Faça uma boa leitura!
Índice do artigo
Torneamento é um processo de transformação de material. Consiste em girar um tarugo de matéria-prima em seu próprio eixo enquanto remove-se material com uma ferramenta mais dura do que a peça que está sendo moldada.
Conforme o material gira, a ferramenta de corte se desloca ao longo da peça giratória, removendo cavacos para atingir a forma desejada. Para isso, é necessário que a ferramenta seja mais dura do que a matéria-prima moldada. Esta, por sua vez, pode ser de vários tipos, como metal, madeira, nylon, barro, entre outros.
Dependendo do tipo de torno e da ferramenta de corte, é possível obter diferentes resultados. Só de mudar a amplitude dos movimentos e a posição e o formato da ferramenta de corte, já é possível ter peças de diferentes variedades.
Exemplos:
O torno é bastante versátil. Mudando a ferramenta de corte, ainda é possível alargar e furar as peças.
O torneamento consiste em girar uma peça em seu próprio eixo enquanto uma ferramenta, que pode ser a própria mão na cerâmica, desgasta o material e dá a forma desejada.
É importante, para que o torneamento seja realizado, que a ferramenta de corte seja de material mais duro do que a matéria-prima da peça. Dessa forma, retira-se progressivamente partes do cavaco no tarugo.
O torneamento e a retirada do cavaco consistem de 3 movimentos para que o processo seja realizado:
Veja o torneamento funcionando na indústria neste vídeo de uma fábrica:
O torneamento pode variar conforme o tipo de ferramenta usado, método de remoção de material e objetivo final da peça. Entre os diversos usados na indústria, tanto metalúrgica, cerâmica, plástica etc, há uma lista dos mais comuns. São eles:
Torno é uma ferramenta que permite usinar peças através de girar a mesma no próprio eixo enquanto remove-se material da mesma. Pode ser feito de diversos materiais e variar sua peças para os diferentes objetivos.
O torno da cerâmica, por exemplo, pode ser uma peça circular, plana, que gira com algum impulso mecânico, como o próprio esforço humano, enquanto as mãos do artesão trabalha o material.
Por sua vez, o torno industrial e suas variações costumam ser mais complexos. Funcionam com mais força, materiais mais pesados e permitem trabalhar plástico, metal, entre outras matérias-primas mais duras ou complexas.
Torno usado na cerâmica:
Torno usado na metalurgia:
O torneamento e seus trabalhos também podem ser classificados pelo tipo de torno, a máquina, utilizado no processo de fabricação. Entre os principais, é possível encontrar:
A história do torneamento é quase tão antiga quanto a história do ser humano, sendo um dos primeiros processos de fabricação desenvolvidos. Tem início na cerâmica, com criação de vasos, tigelas e potes, e algumas das técnicas são as mesmas desde a antiguidade.
Existe um filme clássico do cinema com cenas que apresentam a forma de torneamento de cerâmica mais antiga. É o filme Ghost, do Outro Lado da Vida. Reviva este momento:
A base desse processo usado na cerâmica é o mesmo usado na indústria metalúrgica. No entanto, é importante destacar que apenas no final do século 19 que o torno passou a ser aplicado no metal.
O torno é uma ferramenta antiga que já era usada para dar forma à cerâmica. Com a evolução do processo e sua aplicação na indústria metalúrgica, novas técnicas e peças foram desenvolvidas. Hoje, seu “kit de torneamento” deve contar com:
O torneamento não varia apenas por tipo de torno, movimento do processo ou tipo de torneamento. Há também as operações e, entre as que existem, 10 se destacam entre as mais importantes e mais utilizadas. São elas:
Torneamento e fresamento são dois tipos diferentes de usinagem:
A indústria possui diversos processos para criar peças a partir de matérias-primas. É um dos nossos objetivos abordar todas elas aqui no blog. Até lá, você pode deixar pedidos nos comentários e conferir os artigos que já foram lançados nesta série:
Inscreva-se aqui no blog e siga nossas redes sociais para ser notificado sempre que um novo artigo sobre processos ou gestão da indústria for ao ar.
Confira, também, o ebook completo dos processos de transformação de materiais:
Engenheiro Mecânico Industrial formado na UERJ, Sócio e diretor comercial da Nomus. Thiago já atuou em fábricas de diversos setores, como: Embarcações, perfuração submarina, metal mecânica, materiais de escritório, alimentício, cosméticos e tubulação.
Encontre Thiago Leão nas redes sociais:
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: