Atualizado em 21/11/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Produção
Resumo:
A trefilação é um conceito que poucas pessoas conhecem. Mesmo profissionais na indústria, em específico os recém formados, não sabem quais são os potenciais desse mercado. A trefilagem é o processo de preparar fios de metal e existe há muito tempo na humanidade.
Em exemplos práticos, estamos falando de cabos da rede elétrica, cordas do violão e tubos de metal. Esses produtos são utilizados em todos os setores de produção e consumo da humanidade, então essa indústria jamais deixará de ter demanda.
Se quiser entender melhor o que é e como funciona a trefilação, prossiga com o nosso Guia Completo abaixo. Nele, vamos falar com detalhes sobre a operação, cuidados que devemos ter ao trabalhar nessa área e empresas brasileiras referência em trefilação.
Faça uma boa leitura!
Índice do artigo
Trefilação é transformar metal em fios através da estiração do mesmo, mas o sentido literal da palavra não compreende todo o escopo do termo.
O processo de trefilar não é só para a fabricação de fios, mas também de cabos e canos – peças com diâmetros maiores.
Essa operação ocorre colocando uma matéria-prima metálica na fieira (uma matriz em forma de canal convergente) e esticando até que ela perca a largura e ganhe comprimento.
Enquanto uma parte do equipamento puxa o material por onde serão as pontas do fio, cabo ou cano, a outra parte faz a compressão lateral para auxiliar.
Quando falamos desse processo é importante ficar atento à parte da matéria-prima. Só é trefilação se estivermos trabalhando com metais.
Outros materiais são transformados em fios através de outros métodos. O plástico, por exemplo, é cortado, triturado, derretido, reduzido a flocos e misturados a um produto químico ignífugo.
A indústria trefiladora tem espaço no mundo todo. Canos, cabos e fios de metal são utilizados por todas as culturas para desde coisas simples como a rede elétrica a grandes estruturas de um arranha-céu. Muitas coisas à sua volta foram fabricadas com trefilação.
O cano da sua torneira, o cabo do seu carregador, os fios de cobre da sua tomada. Dessa forma, dá para enxergar como essa técnica é importante para o ser humano – e como há oportunidades para investir na área.
Conheça melhor abaixo:
A matéria-prima da trefilação é todo metal e somente o metal. Isso significa que outros materiais são transformados em fio através de outros métodos. Porém, ligas como aço, que não possui só Ferro, mas também Carbono, Silício, Enxofre e Fósforo, também podem ser trefiladas.
Essas são algumas das matérias-primas mais comuns na indústria trefiladora:
As principais máquinas e equipamentos da trefilação são as seguintes:
Veja também: ERP para Fábrica de Rodas: Acelerando Resultados na Estrada do Sucesso
Existem cinco tipos ou modos de trefilação e cada um tem seu processo. Eles são usados para materiais, objetivos e processos diferentes. Os cinco jeitos de fazer trefilagem são:
É o processo que se usa com metais de rede Cúbico Face Centrado, mais maleáveis. Prepara-se o fio prendendo a tarraxa na trefila e, à medida que se puxa, o volume permanece o mesmo, mas o diâmetro é reduzido e o comprimento aumentado.
Variante da trefilação a frio em que as fieiras e o material ficam completamente imersos no lubrificante. Dessa forma, evita-se o engripamento, mantém-se a superfície do material isenta de resíduos carbônicos, diminui a exaustão das máquinas, aumenta a vida útil das fieiras e ainda evita reprocessos, paradas de máquinas e fadiga dos metais trefilados.
Variante da trefilação a frio em que o material é passado em um reservatório de lubrificante em pó, cuja composição geralmente é de cálcio ou sódio. As vantagens da lubrificação seca são: maior resistência a temperatura, pressão e danos, deixa menos resíduos nas máquinas, rende mais que o lubrificante oleoso.
É aplicado a metais com estrutura cristalina, também conhecida como CCC (Cúbico de Corpo Centrado), e, raramente, em metais com estrutura HC (Hexagonal Compacto). Acontece que materiais de pouca maleabilidade precisam de calor para poderem ser trefilados, então, na trefilagem quente, primeiro aumentamos a temperatura deles, então estiramos e, por fim, deixamos esfriar para recuperarem as características originais.
Esse é um método de trefilagem em que se adiciona uma camada de metal ao fio para servir de lubrificante sólido. Quando se utiliza esse método, é possível reduzir atrito, aumentar a vida útil, melhorar a qualidade do produto final, aumentar a velocidade de trefilação, diminuir a formação de rebarba e aumentar a versatilidade de materiais.
Esse processo, menos convencional, funciona vibrando fieiras, mandris e carcaças de aço para reduzir o esforço e aumentar a eficiência do processo de trefilagem.
Os produtos da trefilação são todos os fios, barras, cabos, vergalhões, arames, canos e semelhantes feitos de metal. Tudo o que puder ser feito através da redução sucessiva de diâmetro de uma barra de metal é um resultado desse processo industrial.
A trefilação é um processo industrial fundamental para a civilização humana. Fabricar fios, canos, arames, canos etc ultrapassa qualquer opinião sobre modos de produção, política, cultura ou qualquer outro aspecto.
O metal é indispensável em nossas sociedades e seu uso na forma trefilada é a base de muitas estruturas que utilizamos. Máquinas, casas, edifícios. Se a indústria da trefilação sumisse, seria um desastre maior do que não termos mais internet ou energia elétrica.
A trefilagem é uma indústria com demandas constantes. Enquanto o ser humano se desenvolver e produzir tecnologia, precisará de fios e cabos.
Laminação e trefilação são processos com benefícios semelhantes, pois resultam em algumas peças que podem ser usadas em contextos próximos. Por isso e por ambos terem um processo a frio, algumas pessoas podem confundi-los.
As principais diferenças são:
Dito isso, também há momentos em que trefilados e laminados são intercambiáveis. Por exemplo, na produção de perfis longos, o mais comum é usar a laminação, mas há exceções. Algumas seções transversais específicas, dependendo de sua complexidade, podem pedir metais barras redondas, ou seja, da trefilação.
Os produtos fabricados na trefilação são importantíssimos para garantir uma boa estrutura de um equipamento, edifício, automóvel, cano de água, entre outros. Por isso, é extremamente necessário ter um grande cuidado com o estoque.
Há empresas que compram a própria matéria-prima para fazer a trefilação e vender a peça final. Essas precisam se preocupar com o estoque do material e também do produto, para que ele chegue com cuidado no cliente – sem ferrugem, danos, amassados etc.
Ao mesmo tempo, há fábricas que produzem peças a partir de matéria-prima fornecida pelo próprio cliente. Nesse caso, as mais responsáveis e dedicadas pela tranquilidade do seu comprador oferecem armazenamento para o material antes do processamento.
Só que cuidar do estoque de terceiros exige muita organização e responsabilidade. Imagina perder ou danificar o material fornecido por um cliente? Você deixa de vender, tem que indenizar e ainda perde reputação.
Existe uma empresa de trefilados que gostamos de usar como exemplo nesse tipo de serviço. Se trata da Novatref Trefilados, que produz peças de medidas específicas e personalizadas. Entenda como eles administram seu estoque e seu processo de fabricação que é mais complexo do que o usual.
“Hoje a gente trabalha aqui com mais de 20 toneladas de materiais de clientes. […] Qualquer cliente que me perguntar ‘o que que eu tenho aí com você?’ eu sei dizer o quanto ele tem de estoque parado e quanto ele tem de estoque em processo. […]”
Novatref é uma empresa de trefilados que existe desde 2000. Começaram com tubos, mas hoje atendem com diversos produtos para os setores sanitário, médico e automobilístico – e quem mais os chamar. Possuem especialização em torneiras, oferecendo uma dobra de alta precisão.
São uma ótima referência para quem quiser conhecer esse mercado, entender como funciona, investir ou oferecer um produto ou serviço agregado.
Entrevistamos o Leandro Aissun da Novatref que contou a história da empresa e o sucesso que estão tendo, principalmente nos últimos 8 meses em que cresceram muito e muito rápido.
Confira a entrevista:
Nosso blog está crescendo cada vez mais e estamos colocando conteúdos para quem quer evoluir na indústria. Seja você um estudante, seja você um empresário de longa data, solucionamos dúvidas de todos os tipos para fomentar o setor industrial brasileiro.
Você pode acessar todos os artigos sobre transformação de materiais já lançados neste blog pelo eBook Guia de Transformação de Materiais e se inscrever neste blog para receber notificações quando um novo artigo for ao ar, para ler antes mesmo de atualizarmos o guia.
Obrigado, até logo e vamos em frente!
Gastaria de saber mais sobre o processo de trefilaçao á quente
bom dia, gostaria de realizar uma cotação com vocês. referente a um trefilado de 3mm x 355mm de aço inox 304