Treinamento corporativo: o que é e 4 passos para ter sucesso


Atualizado em 23/11/22 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Processos e Organização

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O treinamento corporativo se tornou uma tarefa importante para as empresas no geral. Motivando e desenvolvendo habilidades específicas dos colaboradores, os resultados do treinamento corporativo refletem diretamente no rendimento da empresa. 

Por meio da educação corporativa é possível lapidar os talentos, corrigir falhas educacionais, manter os colaboradores altamente engajados e trazer resultados palpáveis para a empresa, afinal colaborador motivado produz mais e com maior qualidade.

Vamos entender um pouco mais sobre o treinamento corporativo?

O que é treinamento corporativo?

O treinamento corporativo é uma prática da educação corporativa que propõe desenvolver habilidades específicas nos colaboradores, alinhando os conhecimentos necessários com os objetivos da empresa. Visando desenvolver o lado profissional de cada colaborador, esse tipo de treinamento traz mais motivação, engajamento, produtividade e melhores resultados.

Pode ser ministrado pela própria empresa ou por profissionais especializados de determinada área. Também pode ser aplicado a qualquer funcionário da empresa, sem importar o grau de hierarquia, porém precisa ser adequado a cada função. 

Hoje o Brasil possui um déficit muito grande na educação e isso impacta diretamente no nível de conhecimento técnico dos colaboradores.

Para ultrapassar essa barreira, as empresas investiram no ano de 2021 em treinamento corporativo em média 758 reais por colaborador ao longo do ano. Mas isso não significa necessariamente que você precisa investir todo esse capital em treinamentos, já existem opções mais acessíveis, como por exemplo plataformas EAD.

Mesmo assim é importante salientar que essa aplicação não deve ser considerada um gasto, e sim um investimento, já que trará um retorno financeiro maior que o valor investido.

Treinamento corporativo

Benefícios de investir em um treinamento corporativo

Investir em educação corporativa é essencial! Muitas vezes pode acontecer de o colaborador ser qualificado para função, mas não possuir algumas habilidades essenciais para a rotina da empresa ou do cargo. A educação corporativa irá desenvolver essas habilidades e sua empresa estará contribuindo para o conhecimento da equipe.

Um bom treinamento corporativo melhora o clima organizacional, aumenta a produtividade, incentiva a inovação, cria colaboradores mais confiantes e diminui o turnover. Esses são apenas alguns exemplos dos benefícios de um treinamento corporativo.

É perceptível que o treinamento corporativo possui muitas vantagens e, se tratando da modalidade EAD, possui mais ainda. Reduz custos com locação de ambientes físicos para realização do treinamento, e, consequentemente, de transporte e alimentação do colaborador, já que será realizado de forma EAD e poderá ser assistido de onde ele estiver. 

Outros benefícios que podem ser citados sobre o EAD são:

  • Estrutura de vídeos completa;
  • Uso de uma estrutura consolidada;
  • Relatórios personalizados;
  • Certificações automatizadas;
  • Armazenamentos de arquivos em nuvem;
  • Aulas com publicação agendada;
  • Conteúdos estruturados;
  • E vários outros.

Diante de todos esses benefícios, fica difícil não querer aplicar em sua empresa, certo? Nós vamos te ajudar a ter sucesso com o seu treinamento! Continue a leitura desse artigo para entender melhor.

4 passos para ter sucesso em seu treinamento corporativo

1º passo: O planejamento

Apesar de óbvio, começar o treinamento com planejamento é a forma correta de se fazer. Mas o que planejar? O que normalmente se sabe inclui cronogramas, conteúdos, recursos internos e externos, coffeebreak, entre outros. 

Mas existem duas etapas do planejamento que não podemos esquecer.

A primeira etapa é a definição das ações após o treinamento. Para saber se seu treinamento foi um sucesso, é necessário avaliar os resultados.

Levar em consideração a curva de esquecimento e avaliar a produtividade da equipe são formas de realizar isso, para, a partir daí, definir as ações a serem tomadas. Um reforço de conteúdo após 45 dias ou até mesmo antes desse prazo é uma forma eficaz de garantir que o conteúdo esteja sempre fresco na memória de seus colaboradores. 

A segunda etapa é a definição das métricas de sucesso. Definir os objetivos gerais e específicos do treinamento te ajudará a determinar se o treinamento foi bem sucedido ou não. Um exemplo de objetivo específico é aumentar a produtividade da equipe em 30% após 2 meses da realização do treinamento.

Assim, caso seus objetivos não sejam alcançados, você poderá adaptar e melhorar o seus próximos treinamentos, até que atinja os objetivos propostos. 

2º passo: A produção

Com tudo definido no primeiro passo, chega a parte de realizar o seu treinamento. Isso engloba a estruturação física (caso tenha), fornecedores, plataformas que serão utilizadas, entre vários outros. É nesse passo que o treinamento se tornará realidade. 

Manter o foco no envolvimento dos colaboradores garantirá um bom resultado, principalmente se for realizado de forma online. Fazer com que o colaborador entenda que o treinamento trará benefícios não somente para a empresa, mas também para ele profissionalmente, certificará a melhor retenção do conteúdo.

3º passo: O acompanhamento

O acompanhamento deve ser realizado durante e após o treinamento. Como dito anteriormente, existe a curva de esquecimento. Acompanhar o colaborador após o treinamento ajudará a garantir que o conteúdo repassado no curso não seja esquecido. 

Uma boa forma de realizar o reforço de conteúdo é aplicar as atividades, que podem ser as mesmas do treinamento, no prazo de 15, 30 e 45 dias após o término do curso. Enviar pílulas de conhecimento também ajudará nesse reforço. 

Fazer uma avaliação de gestão de pessoas e gestão de competências também te ajudará a acompanhar e analisar seus resultados.

4º passo: A análise

Como os objetivos gerais e específicos foram definidos no primeiro passo, agora é a hora da análise do resultado. Você irá comparar os resultados do treinamento com as métricas e objetivos definidos anteriormente e, a partir daqui, gerar relatórios, defender orçamentos e apresentar melhorias de desempenho para os diretores da empresa. 

Um exemplo de análise quantitativa é se o treinamento conseguiu atingir os valores esperados em relação à média de conhecimento dos colaboradores. Outro exemplo é se a empresa conseguiu atingir os comportamentos e atitudes esperados. O foco nesse passo não é acusar culpados ou problemas, mas sim entender como foi a ação de treinamento e achar melhorias para as próximas ações.

Uma pesquisa de clima organizacional também pode ser proveitosa nesse passo.

Conclusão

Seguindo esses 4 passos você atingirá o sucesso e os seus objetivos com o treinamento corporativo. Entender que o colaborador também possui necessidades e limitações, te ajudará a enxergar os gargalos de sua empresa, tratando-os para que a engrenagem gire da forma ideal. 

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