Atualizado em 27/07/20 - Escrito por Thiago Leão na(s) categoria(s): Marketing e vendas
A vantagem competitiva é um diferencial positivo que uma empresa possui e assim se destaca de seus concorrentes nos olhos de seus clientes.
Existem diversos tipos de vantagens competitivas, como por exemplo:
Essas características específicas dão uma vantagem para a empresa e assim o cliente pode considerá-la a melhor opção para suas necessidades.
Neste artigo vamos entender bem o que é uma vantagem competitiva e 5 dicas para você criar uma vantagem competitiva para sua indústria. Vamos lá:
Como falei anteriormente, vantagem competitiva é uma determinada característica que faz com que uma empresa tenha vantagem perante as demais nos olhos dos consumidores.
Uma pessoa ou empresa precisam decidir diariamente quais produtos ou serviços que irão comprar e consumir.
Essa decisão é tomada baseada na vantagem competitiva oferecida por cada empresa. A empresa vencedora é que oferece a maior vantagem no ponto de vista do cliente.
Esses diferenciais podem ser muitos, como preço, qualidade, relacionamento, prazos, design, sustentabilidade, entre outros.
Para sua empresa possuir uma vantagem competitiva forte, ela precisa:
De nada adianta sua empresa possuir uma vantagem em relação aos concorrentes se o seu consumidor final não perceber isso ou não se importar com ela.
A sua vantagem deve ser difícil de ser copiada e/ou ser trocada por outra solução. Somente assim você garantirá que a sua empresa se manterá como referência no mercado.
Agora vamos aos passos para criar a sua primeira vantagem competitiva. Separei 5 pontos que acredito que podem auxiliar a sua empresa a chegar a essa decisão.
Lembre-se que quanto antes você descobrir e definir bem a sua vantagem competitiva, melhor será para ganhar mercado e a mente do seu público-alvo. Vamos lá:
Para identificar algo diferente na sua empresa, primeiro você precisa saber bem o que há de disponível no mercado.
Faça uma pesquisa e busque entender o que as pessoas gostam e o que não gostam em relação aos seus concorrentes.
A partir daí pense em formas de melhorar a experiência no ponto de vista do cliente.
A estratégia de segmentação visa atingir um mercado bem específico, um nicho, onde você pode ser um líder, ao invés de tentar atender todo mundo.
A ideia é ser um peixe grande em um aquário pequeno, ao invés de ser um peixinho em um aquário grande.
Ao encontrar o seu nicho ideal, você pode focar seus esforços para atender melhor suas dores e necessidades, se tornando uma referência naquele mercado.
Com a análise de mercado feita e o nicho selecionado, você precisa conhecer melhor a sua empresa para identificar possíveis vantagens competitivas.
Uma forma de fazer isso é usando o modelo VRIO, que significa Valor, Raridade, Imitabilidade e organização.
Esse modelo fornece 4 perguntas que você deve responde para conhecer melhor seus recursos e capacidades. Confira:
(V) valor: o recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente?
(R) raridade: o recurso é controlado atualmente por apenas pequeno número de empresas competidoras?
(I) imitabilidade: as empresas sem esse recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?
(O) organização: as outras políticas e processos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?
É claro que existem os serviços premium, onde o preço não importa, mas na maior parte dos casos o preço é um dos principais aspectos na hora da decisão de compra dos seus clientes.
Por isso é fundamental que você busque atingir um preço menor do que seus concorrentes e assim gerar um destaque imediato para sua marca.
Mas atenção, não comprometa a qualidade dos seus produtos para reduzir os preços de qualquer forma.
O ideal é seguir passos para reduzir os custos da sua indústria, como uma melhoria na gestão usando um sistema ERP e redução de gastos desnecessários.
Vivemos em uma época de mudanças frequentes e muito rápidas. Nunca antes na humanidade as coisas mudaram tão rápido e de forma tão abrupta.
Sendo assim, as chances são que as coisas vão acabar mudando no seu setor também. As empresas que se adaptarem a essas mudanças de forma mais rápida e com menos atrito, serão diferenciadas no mercado.
Sua empresa ainda pode ir além e aproveitar uma dessas mudanças para criar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Agora que você já entendeu bem o que é vantagem competitiva e como montar uma para sua indústria, gostaria de fazer 2 convites.
Fique a vontade também para entrar em contato caso tenha alguma dúvida ou sugestão.
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: