Atualizado em 19/10/23 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Processos e Organização
A tecnologia contribui para ter fluxos de trabalho mais velozes e ágeis, o que faz com que cada vez mais as organizações implementem práticas tecnológicas aos setores e precisem de serviços de TI.
Essa demanda é tão alta que, de acordo com a Brasscom, o Brasil precisará de mais 420 mil profissionais de tecnologia da informação (TI), até 2024. Porém, o país forma em média apenas 46 mil profissionais por ano.
Nesse contexto, as terceirizações de TI mostram-se uma prática extremamente interessante, tanto por essa alta demanda como por outros benefícios que abordaremos a seguir. Venha saber mais!
A terceirização de TI acontece quando uma organização contrata uma empresa para realizar os serviços da área de tecnologia da informação. Ou seja, as responsabilidades são transferidas para a empresa parceira, que executará e coordenará todos os processos relacionados ao setor.
O interessante de ter uma empresa terceirizada para cuidar da TI é a alta especialização. A tecnologia muda muito rápido e ter profissionais capacitados é fundamental neste contexto.
A tecnologia da informação é uma área estratégica, porque vários outros setores utilizam ferramentas, softwares e dados que precisam do suporte e controle da TI. Por isso, desenvolver e estruturar essa área é muito importante para o sucesso de qualquer negócio.
Tá, mas sendo essa uma área tão importante, por que não contratar profissionais internos para cuidar disso? A gente te explica no próximo tópico!
A área de tecnologia de informação é imprescindível para a maioria das empresas. Mas, por ser algo relativamente novo, muitas ainda não possuem uma área bem estruturada para realizar esse serviço dentro da organização.
Aí vem o questionamento: vale a pena investir em desenvolver uma área própria ou é melhor contratar um terceiro?
Isso vai depender muito dos objetivos e características da empresa, mas, há uma tendência de que empresas maiores desenvolvam a própria TI e empresa de médio e pequeno porte optem por terceirizar.
Isso tem muito a ver com o custo-benefício proporcionado. As grandes empresas possuem demanda maior por serviços e têm recursos para investir a longo prazo, enquanto, ao terceirizar, é possível reduzir os gastos e manter um serviço de qualidade.
Como dito anteriormente, a terceirização de TI é muito importante para suprir as demandas do mercado, mas isso não representa um benefício para o contratante do serviço, não é?
Então, vamos te apresentar 4 vantagens de contratar a tecnologia da informação terceirizada.
Na tecnologia de informação terceirizada, todo o gerenciamento e manutenção da infraestrutura de TI é realizado pela empresa contratada. Assim, são reduzidos os gastos com funcionários, gestores, equipamentos e treinamento, o que diminui muito o investimento necessário para executar os serviços.
As empresas que terceirizam o serviço de tecnologia da informação possuem profissionais extremamente qualificados, o que eleva muito a qualidade dos serviços postos em prática.
Além disso, estes profissionais especialistas tendem a se atualizar mais rápido sobre as novidades do mercado, conseguindo entregar soluções mais eficientes em menos tempo.
Ao terceirizar a tecnologia da informação, a empresa contratada possui uma estrutura consolidada para realizar o serviço, o que torna a rapidez de resposta e aplicação dos serviços uma grande vantagem.
Na TI interna, é preciso planejar e gerenciar o setor, o que pode impactar nessa agilidade caso a organização não saiba muito bem como fazer esta gestão. Por isso, ter uma empresa terceirizada que preste apoio neste momento de desenvolvimento pode trazer resultados mais rápido.
A alta especialização por si só já diminui a ocorrência de riscos, uma vez que os profissionais tenham muito conhecimento sobre o que fazem. Mas, além disso, a terceirização é um contrato, ou seja, a responsabilidade e riscos são assumidos pela empresa contratada.
Se algum equipamento falhar ou algo não sair como o planejado, quem responderá e terá que tomar atitudes corretivas é a empresa terceirizada. Assim, a organização não precisa se preocupar com os problemas da área e pode focar mais nas estratégias do próprio negócio.
Para contratar um serviço de tecnologia da informação não existe segredo, inclusive empresas que possuem uma TI interna podem terceirizar parte do setor, com o investimento em consultorias por exemplo.
No geral parece bem simples, né? Mas, quando trazemos para a prática, existem várias maneiras de oferta dos serviços de TI, com diferentes modalidades e níveis, o que confundir na hora de escolher uma empresa e fechar um contrato. Veja quais elas:
A TI terceirizada pode ocorrer de modo remoto ou presencial, mas, o primeiro tem ganho destaque por reduzir custos de deslocamento e proporcionar um atendimento sob demanda, permitindo aos técnicos resolver problemas de mais de uma empresa por dia.
Neste sistema, todo o atendimento é realizado por ligação, chat ou videoconferências, mas, se houver algo muito complexo, uma visita de campo pode ser agendada.
Já o modelo presencial é mais utilizado em casos complexos, em que a demanda é muito grande, porque, aqui, o técnico fica exclusivo da empresa, atuando praticamente como um colaborador interno.
Existem três níveis de atendimento na TI, que variam de acordo com a complexidade dos serviços necessários:
Apesar da terceirização de TI ter como característica a alta especialização, a ideia é que os especialistas se dediquem apenas aos problemas mais difíceis. Por isso essa divisão é bastante importante, porque otimiza a força de trabalho dos técnicos de TI.
A área de tecnologia da informação é muito relacionada a resolução de problemas, tendo a aberturas de chamados e o Service Desk como principais atividades. Mas, existem outros serviços que a TI pode prestar, como:
As atuações da TI terceirizada e os benefícios que ela traz são inúmeros. Por isso, nossa dica é que você implemente a terceirização de TI e a utilize para melhorar ainda mais os outros processos da empresa.
Uma das opções que mais trazem resultados hoje são os ERPs. Mas, muitas vezes os gestores ficam com medo de implementá-los por não entender como funciona o sistema e não saber como aplicar no dia a dia.
Assim, ao terceirizar a TI, é interessante que você aproveite ao máximo o apoio dos profissionais especialistas. Eles entendem tudo sobre esses sistemas e poderão te auxiliar desde a escolha da plataforma até o suporte de uso.
Um exemplo disso, é o manual com tudo o que os gestores de TI precisam saber ao implementar um ERP desenvolvido pela Euax, que traz dicas exclusivas que só os especialistas na gestão da TI conseguem trazer!
Se você tiver interesse em saber mais sobre os benefícios da terceirização de TI e os serviços relacionado à área, vale a pena conferir o site da Euax, que traz vários artigos interessantes sobre o tema.
Assim, ao conseguir combinar o ERP ideal a uma boa terceirização de TI, certamente sua empresa estará mais perto da melhoria de processos e da gestão industrial inteligente.
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