É composta por técnicas que buscam resolver questões envolvendo o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento de insumos e produtos.
Foca resolução de problemas reais por meio de modelos matemáticos comumente processados computacionalmente.
Ajuda a gerenciar os processos de forma mais eficaz, e também traz mais satisfação aos clientes.
Consiste em um conjunto de ferramentas que auxiliam no planejamento, organização, decisão e execução de desenvolvimento de novos produtos.
É responsável pelo conjunto de conhecimentos relacionados à gestão das organizações, dos quais podemos destacar: Gestão do Desempenho Organizacional, Gestão de Projetos, Gestão da Informação, Gestão da Inovação e do Conhecimento.
É um dos diferenciais da engenharia de produção, pois auxilia a formular, estimar e avaliar resultados econômicos a fim de ajudar na tomada de decisão.
O principal objetivo dessa área é tornar o ambiente de trabalho compatível com as necessidades das pessoas buscando sempre preservar a saúde e integridade física, assim como aumentar a produtividade.
Busca a utilização eficiente dos recursos naturais e a destinação e tratamento dos resíduos e efluentes nos sistemas produtivos, bem como a implantação do sistema de gestão ambiental e responsabilidade social.
Visa inserir, coordenar e monitorar os sistemas educacionais em todos os seus aspectos, que são: Formação de pessoas; Organização didático pedagógica; Metodologias e meios de ensino/aprendizagem.