Por Celso Monteiro
Se seus produtos acabados não são padronizados e cada cliente tem uma necessidade diferente a ser atendida, obrigatoriamente sua fábrica precisa orientar a produção por pedido de venda.Desta forma, quanto maior for a exclusividade do item produzido, maior é a necessidade de estabelecer controles orientados pelo cliente e seus pedidos.
Para empresas que produzem itens com características padronizadas, geralmente a orientação ao estoque é a mais indicada.Por se tratar de produtos com características pré-estabelecidas pelo fabricante, o cliente não possui muito poder de alterar essas especificações e acaba sendo “forçado” a aceitá-lo da forma que lhe é fornecido. Não é uma obrigatoriedade, mas, em geral o volume de produção é bem alto em fábricas que possuem produtos padronizados e buscam atendimento ao estoque de seus itens de venda.
Para empresas que possuem médio ou longo prazo de entrega, geralmente suas produções são orientadas pelo pedido de venda. Isso ocorre pois o prazo de entrega de um produto, na maioria dos casos, é calculado a partir da complexidade que o fabricante terá para produzir aquele item exatamente nas características que o comprador exige. Logo, quanto mais detalhes e dificuldades o produto apresentar, maior será o prazo de entrega.
Se o seu cliente quer registrar um pedido hoje e ser atendido no dia seguinte, você dificilmente conseguirá fugir da orientação pelo atendimento ao estoque.Para que esse curtíssimo prazo seja atendido a sua empresa precisa se adiantar à demanda e disponibilizar os produtos acabados antes mesmo de ter pedidos de venda para eles.
Geralmente a possibilidade de prever a demanda de um produto é explicada pelo seu grau de customização (item 01 do post).Quando seus produtos acabados são totalmente diferentes para cada cliente, é impossível prever a sua demanda, já que cada projeto é único e sua fábrica não tem como adivinhar o que será pedido pelo comprador. Se o fabricante dificilmente consegue prever a venda de seus produtos, dificilmente sua produção não será orientada para os pedidos.
Quanto mais padronizados são seus produtos, mais dados históricos de venda você terá e mais fácil será calcular uma previsão de venda para eles. Com essa previsão identificada (seja por média móvel, média ponderada, suavização exponencial com ou sem sazonalidade) , a sua fábrica é capaz de se adiantar ao mercado e produzir os itens de venda para ressuprir o estoque, antes que estes tenham sido vendidos de fato.
Aqui não há uma unanimidade, porém, na teoria, as empresas que possuem menos caixa precisam evitar qualquer desperdício de dinheiro. Como a orientação pelo pedido de venda só dispara ordem de produção quando o item já está vendido, existe maior segurança na compra de insumos de uma empresa e alocação dos recursos produtivos. Caso sua fábrica esteja passando por um mau momento, talvez seja interessante adotar algumas medidas de contenção, uma delas seria orientar a fabricação para ser realizada somente após o pedido ter sido registrado.
Como havia mencionado, aqui não há uma unanimidade. Você também pode orientar sua produção para atendimento ao estoque, mesmo que tenha poucos recursos financeiros. Porém, toda a previsão de venda e seu planejamento de produção precisam ser muito bem feitos para evitar que tenha produtos acabados que não terão saída sejam produzidos e fiquem “encalhados”.
Como a orientação da produção pela venda naturalmente diminui estoques, tanto de produtos acabados quanto de seus insumos, as empresas que optam por essa solução tendem a necessitar de menos espaço para armazenar seus produtos. Não é uma regra mas, a produção sob encomenda pode ajudar empresas que precisam diminuir o seu espaço físico ou que já dispõem de pouco espaço e pretendem aproveitá-lo da melhor forma possível.
De forma geral, produções orientadas ao estoque demandam de maior espaço físico, se comparadas às indústrias que produzem sob encomenda apenas. Isso ocorre pois é preciso estocar mais insumos e mais Produtos Acabados, já que eles devem estar disponíveis antes mesmo de haver qualquer venda. Não é uma relação obrigatória, porém, na teoria, quanto maior for seu volume de produção e de vendas, maior deve ser o seu espaço físico para estoque.
Se seu cliente deseja acompanhar o seu pedido , remotamente, em cada etapa do processo, dificilmente sua fábrica conseguirá orientar a produção após a venda realizada. Neste caso, tanto produtos com alto grau de customização quanto produtos padronizados podem ser monitorados pelo cliente, caso ele requeira tal controle. Em sistemas de gestão Industrial como o Nomus PCP, através de um relatório de Localização de pedido, o cliente poderá facilmente obter as informações que necessita em tempo real.
Caso os clientes não tenham tal necessidade, a orientação da produção pelo atendimento estoque é muito bem aceita, já que nesse modelo o produto é produzido antes de ser vendido.