Por Thiago Leão
O Analista de PCP deve sempre analisar a previsão de vendas para planejar a produção, a fim de atender tanto as demandas da previsão quanto os pedidos firmes de produtos acabados.
Basicamente, o analista de PCP deve pensar em responder as seguintes perguntas:– O que a demanda vai solicitar ou já solicitou?,– Quando precisamos entregar?– Qual é a quantidade pedida?
O foco aqui é o estoque e as perguntas a serem respondidas vão além do que comprar e produzir:– O que comprar;– O que produzir;– Quando comprar;– Quando produzir;– Quanto comprar;– Quanto produzir.
Com o plano de produção e o MPR, se o analista de PCP tiver uma ferramenta de MRP II, ele poderá executar o CRP (capacity requirements planning, ou planejamento dos requisitos de capacidade) e analisar a famosa carga de máquina.
Além de gerar essas informações com o apoio de um ERP apropriado, o profissional precisa ser capaz de avaliar e confirmar as necessidades de matéria-prima, embalagens e outros insumos necessários para executar o plano de produção.
Logo após confirmar os materiais que precisarão ser comprados, o analista de PCP deve emitir solicitações de compras para o setor responsável.
Os semiacabados são também conhecidos como produtos intermediários, ou produtos em processo e se caracterizam por serem itens fabricados, que podem ser estocados (mesmo que por um pequeno espaço de tempo) e que fazem parte da lista de materiais de um produto acabado.
Depois de planejar e confirmar as ordens de produção, uma outra tarefa do analista de PCP é conferir e liberar as ordens para a produção. Dependendo do ambiente de produção, as ordens já podem nascer liberadas para produção.