Atualizado em 2/04/24 - Escrito por João Pedro na(s) categoria(s): Logística
WMS (warehouse management system) é um sistema de gerenciamento de armazém, utilizado por todos os tipos de negócio, onde o estoque e a sua logística são de alta importância. Entre os usuários, estão fábricas, importadoras e transportadoras.
O funcionamento de um WMS depende do fornecedor do sistema, mas há recursos que todos compartilham e que o definem como esse tipo de software. Entre eles estão o registro de itens que entram em estoque, informações de sua localização, quantidade e espaço utilizado, e registro da saída com o destino do mesmo.
Esse sistema ainda é capaz de emitir relatórios com dados de grande importância para controle de estoque e melhora de processos de logística da sua empresa. Abaixo, te explico melhor sobre esse grande aliado contra o desperdício de tempo e dinheiro.
Faça uma boa leitura.
Confira os tópicos:
WMS é a sigla para Warehouse Management System (em português, sistema de gerenciamento de armazém) e se trata de um sistema digital utilizado para estruturar e otimizar a logística de uma empresa quanto ao gerenciamento do armazém e estoque.
Esse software integra processos, automatiza tarefas, administra operações chave e emite relatórios com dados cruciais para sua gestão de estoque e armazenamento. Você sempre saberá onde está cada item, o estado e outros dados (visualizados em dashboards), agilizando suas produções e entrega, permitindo ofertar produtos e comprar insumos dentro da realidade.
Um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) funciona automatizando os processos da gestão de logística e estoque através do registro de todos itens e suas movimentações junto a funcionalidades de controle e análise de dados.
Cada entrada e saída de produtos e matéria-prima, o estoque é atualizado em tempo real, de forma automática, informando sua nova quantidade, além de prazo de validade, dimensões e outras características. Os limites dos dados disponibilizados dependem do próprio fornecedor do software.
Dessa forma, sempre que for necessário iniciar a produção de um produto ou o envio de uma mercadoria vendida, o WMS identificará a localização exata dos insumos e itens em questão, por exemplo. Se você integrar a robôs, como na logística 4.0, as próprias máquinas farão a retirada e entrega dos itens.
O WMS pode ser categorizado de várias formas e abaixo o separamos em 3 tipos conforme hospedagem e nível de integração do sistema:
A gestão de armazenagem é a administração de armazém e estoque de uma empresa de qualquer setor. É extremamente importante para todas elas, não importa se é uma fábrica do setor alimentício ou um escritório de contabilidade – o material de escritório e almoxarifado também deve ser gerido.
Fazer o controle de todos esses itens utilizando apenas papel e caneta é problemático a médio e longo prazo. Tudo bem uma empresa fazer isso quando a recém abriu e tem poucos itens a controlar, mas com o tempo, serão muitos dados e itens e será insustentável fazer tudo no papel. Opte por planilhas, WMS e ERP industrial com funcionalidade de WMS.
O WMS é de extrema importância para as empresas melhorarem as operações da sua empresa, pois impacta em todos os setores, direta ou indiretamente.
O sistema de gerenciamento de armazéns permite economia de tempo, dinheiro, mão de obra e outros recursos que podem ser empregados no resto da empresa, levando a uma melhoria geral da sua indústria.
Você não apenas identifica gargalos cuja solução leva à erradicação de desperdícios de tempo e dinheiro, mas também otimiza processos e enxerga oportunidades de investimento.
Leia também: Efeito Chicote: o que é, causas e como evitar.
WCS significa Sistema de Controle de Armazéns e tem como principal objetivo automatizar, gerir e controlar os sistemas e equipamentos que manipulam os materiais. É diferente do WMS, que oferece uma gestão geral das operações do armazém, incluindo inventário, processamento de pedidos e administração de mão de obra.
Por fim, há o WES – Warehouse Execution System ou Sistema de Execução de Armazém – que serve para coordenação em tempo real e otimização de tarefas e recursos de manipulação dos materiais do estoque.
Diversas vezes, as funcionalidades desses sistemas são parecidas ou até as mesmas, mas cada um tem um fim e isso impacta diretamente no seu desenvolvimento. É possível integrar três sistemas em um só ou contar com softwares que ofereçam todas as funcionalidades juntas.
A melhor forma de entender o que diferencia todos esses sistemas é aprender o que cada um deles faz. O WMS você já descobriu nos tópicos mais acima, então vamos aos outros quatro:
Gestão de estoque é uma operação crucial para que sua indústria opere sem desperdício de recursos. Insumos, mercadoria, espaço de armazenagem, tudo isso está sujeito a danos, erros de manipulação e equívocos de cálculo e a melhor forma de evitar é com conhecimento e boas ferramentas.
Uma das ferramentas você já conheceu – WMS -, então agora vou te apresentar o conhecimento. Aqui no blog industrial da Nomus, eu, colegas e convidados publicamos regularmente matérias sobre gestão de estoque e outros departamentos desse setor.
Mantenha-se bem informado: inscreva-se no blog para ser notificado sempre que novas publicações forem ao ar e também em nosso Canal de Whatsapp Indústria Lucrativa, onde você receberá também vídeos e áudios exclusivos dos nossos engenheiros sobre gestão industrial.
Obrigado e vamos em frente!
Participe! Deixe o seu comentário agora mesmo: