JR Barcode

Indústria gráfica de etiquetas

Polior

Aumento de 91% da produtividade

Veja como o Nomus ERP Industrial funciona na prática »


Sobre a JR Barcode

Segmento: Gráfica Colaboradores: 15 Tributação: Simples nacional

A JR BARCODE é uma empresa com larga experiência na fabricação de etiquetas adesivas com a possibilidade de impressão flexográfica personalizada para atender demandas de diversos segmentos. A JR BARCODE já atua no mercado há mais de 20 anos, atendendo diversos clientes. Alguns clientes do seu portfólio são: Rede D’or, Arcelormittal, Pactual, entre outras redes de hospital e clínicas e outros clientes de diversos segmentos. A empresa também atua na consultoria da escolha do melhor material e método para utilização de código de barras.


Desafios

A JR BARCODE é uma empresa enxuta que precisa lidar com uma forte concorrência, trabalhando com baixas margens de lucro para seus produtos e produzindo essencialmente sob encomenda para seus clientes. Existia enorme dificuldade na definição de novos preços com exatidão e o controle de estoque de matérias primas não existia. Todo o controle financeiro era feito via planilhas em excel. Por isso a empresa enfrentava grandes dificuldades no planejamento de compras, acompanhamento de pedidos de vendas e na gestão financeira da empresa. Confira:

  • Dificuldade na compra de matérias primas prevendo demandas futuras;
  • Formação do preço de venda em novas negociações comerciais;
  • Controle de estoque e perdas no processo ponta a ponta;
  • Acompanhamento das atividades produtivas;
  • Alinhamento do controle financeiro com vendas, produção e compras;
  • Gestão financeira;
  • Gestão integrada das áreas.

Soluções

A JR BARCODE optou por implantar o sistema de ERP industrial da Nomus para controlar todas as áreas da empresa e seu processo de ponta a ponta. Além disso, a empresa adquiriu o pacote de consultoria com um de nossos engenheiros para trabalhar continuamente na melhoria da gestão com reuniões periódicas para análise da gestão.

Recebimento de materiais integrado com financeiro e qualidade

Começando na área de compras, a importação de XMLs agilizou o trabalho de digitação para controle das entradas no estoque e contas a pagar. A importação de XMLs de entrada também alimenta a área de qualidade do sistema, solicitando a inspeção aleatória de documentos de entrada no recebimento das matérias primas.

Planejamento de compras

Por meio da análise do histórico de vendas, é possível converter a necessidade de compra de matérias para a próxima semana, quinzena, mês, bimestre, etc. Adotamos a análise quinzenal para tornar o estoque o mais enxuto possível, diminuindo a possibilidade de um fluxo desbalanceado na empresa e maximizando o lucro líquido da empresa.

Processo comercial integrado com a produção e financeiro

Com a matéria prima sempre disponível em estoque na hora certa, é possível entregar com agilidade para os clientes. O processo comercial pode ser gerenciado iniciando pela geração de propostas (com layouts personalizados) que podem ser convertidas em pedidos de venda. Após a criação do pedido de venda, já é possível que o PCP gere as ordens de produção associadas aos pedidos em lote. Essas ordens de produção garantem o controle das matérias primas consumidas durante o processo e o controle dos tempos de produção de cada uma das etapas produtivas. Ao finalizar as ordens, o estoque é liberado e é possível realizar o faturamento dos pedidos de venda, finalizando o ciclo de controle de estoque e atualizando o relatório de contas a receber pendente.

Gestão Financeira

A compra e venda atualiza o financeiro gerando contas a pagar/receber automaticamente. As contas a receber são convertidas em boletos bancários e o sistema “conversa” com o banco por meio dos arquivos de remessa e retorno, tornando o controle financeiro mais automatizado. Os relatórios de projeções do fluxo de caixa e o demonstrativo financeiro garantem acompanhamento da saúde financeira da empresa com facilidade. A constante atualização das contas a pagar/receber garante um processo de cobrança tranquilo e pagamentos dentro do prazo, evitando encargos financeiros adicionais.

Gerenciamento de atividades gerais da empresa

A empresa gerencia contratos de comodato, registro histórico de clientes com pagamento atrasado, fechamentos com novos clientes pelo módulo de CRM da Nomus, garantindo o registro estruturado de informações pertinentes ao processo da empresa.

Gestão através de indicadores estratégicos e operacionais

As informações controladas geram dados que devem ser transformados em informação passível de discussão em reuniões gerais ou análise pelo empreendedor, alguns dos principais relatórios gerados pelo sistema:

  • Acompanhamento de contas a receber/pagar em atraso;
  • Relatório mensal de faturamento e pedidos de venda para meta comercial;
  • Acompanhamento de clientes que compram menos ou deixaram de compras nos últimos 3 meses;
  • Acompanhamento de clientes que mais compram;
  • Sugestão de compras quinzenais;
  • Produtividade das máquinas, funcionários e até da empresa;
  • Utilização da capacidade das máquinas, funcionários e até da empresa;
  • % de perdas por matéria prima utilizada na produção;
  • Demonstrativo do Resultado do Exercício;
  • Demonstrativo do Fluxo de Caixa.

Resultados

A JR BARCODE conseguiu colher diversos resultados durante e após a implantação do sistema Nomus ERP. Os resultados mostrados foram retirados de relatórios dos anos de 2012,2013,2014 e 2015.

1 – O contínuo controle das atividades produtivas aumentou a produtividade de todos os funcionários da empresa, criando uma rotina natural de preocupação com o tempo gasto nas atividades de produção. O controle do tempo planejado de cada ordem ajudou todos os funcionários a enxergarem como o sistema funciona para cálculo da produtividade.

2 – As métricas de avaliação da equipe comercial ajudam a empresa a continuar a venda através da prospecção de novos clientes. A contínua avaliação do resultado da empresa garante ao empreendedor enxergar o que a empresa precisa para melhorar seu resultado. A facilidade de negociar com o preço certo agiliza o processo comercial e garante a segurança de fechar novos bons negócios.

3 – A integração do planejamento de compras e do controle de estoque auxilia na definição de níveis de estoques ideais para evitar e falta e o excesso de matérias primas em estoque. Esse nível ideal de estoque auxilia na manutenção de uma boa saúde financeira, diminuindo o capital de giro necessário para operação da empresa.

4 – O acompanhamento constante das atividades produtivas garante uma comparação ágil do tempo total que a equipe de produção precisou para produzir e a sua capacidade nominal. Essa medição permite que o empreendedor ajuste sua equipe de acordo com períodos de alta ociosidade.

5 – A gestão de estoque por ordens de produção permitiu a implantação de métricas de controle de perdas por processo produtivo, sendo possível acompanhar perdas por ordem e perdas gerais da fábrica. O acompanhamento das perdas pela equipe de supervisão da produção também criou um clima propício à melhoria contínua do processo produtivo, buscando eliminar desperdícios.



91%

De aumento acumulado de produtividade dos funcionários

23%

De aumento do faturamento acumulado bruto

22%

De diminuição acumulada do capital imobilizado em estoque


15%

De aumento acumulado da ocupação da equipe produtiva

10%

De diminuição acumulada das perdas no processo produtivo


A empresa também contou com ganhos mais difíceis de ser medidos. A gestão de todos os processos e áreas em um único software integrado aumenta a velocidade e assertividade de todos os processos da empresa, propiciando um ambiente para aproveitar melhor a capacidade de cada colaborador.

O nível de lucro líquido (%) feito nas apurações de DRE se manteve estável. A análise dos custos dos seus produtos frente às variações do dólar ajudou a empresa a decidir se continuava ou não com certas parcerias e no fechamento de novas parcerias. Essa análise se tornou essencial para períodos conturbados da economia que tiveram forte impacto no dólar.

A empresa conseguiu manter baixo índice de inadimplência dos seus clientes mesmo em épocas de crise econômica, já que os processos de cobrança e financeiro estavam bem implantados.

As apurações feitas no DFC auxiliam constantemente a empresa a se preparar aos raros períodos de baixa em caixa que a empresa enfrenta ao longo de seu percurso.

O sucesso da parceria entre a JR BARCODE e a NOMUS é indiscutível!



Cliente JR BARCODE

“Parabéns a equipe Nomus, pois é notório o empenho de estarem sempre aperfeiçoando o software Nomus. Mais do que vender um software vejo que a Nomus se preocupa com o que tem de mais importante nos negócios, o atendimento ao cliente.”

Roberto Dias – Diretor – JR Barcode



Imprensa

Nomus na imprensa

A Nomus foi selecionada para fornecer soluções de gestão para o programa Extreme Makeover da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.


Endeavor

ERP Industrial é uma Endeavor promessas

A Endeavor indentificou na Nomus os requisitos necessários para entrar no programa, que são: “Empresas que resolvem problemas, sejam mais eficientes que seus concorrentes e difíceis de serem copiadas. E não basta ter um modelo de negócio escalável, tem que ter um grande mercado, suficientemente grande para caber uma grande empresa.”


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