MULTQUÍMICA

Indústria com produtos de Higiene e Limpeza

Polior

Sobre a MULTQUÍMICA

Segmento: Químico Colaboradores: 50 Tributação: Lucro Real

A MULTQUÍMICA é uma empresa com larga experiência na fabricação de produto de limpeza para diversas áreas. Com esse foco, a empresa busca desenvolver produtos inovadores para facilitar ao máximo seus clientes na busca de ambientes higienizados. A MULTQUIÍMICA já atua no mercado a mais de 20 anos com excelência, alta tecnologia e eficiência operacional, sempre em acordo com as normas previstas pela ANVISA.


Desafios

A MULTQUÍMICA fabrica produtos que precisam estar de acordo com as normas da ANVISA e, por isso, se faz necessário manter um rígido controle de qualidade, rastreabilidade do processo produtivo e controle de documentação da produção. Além de enfrentar as diversas dificuldades que uma indústria naturalmente sofre na gestão do negócio.

Por isso, para se manter competitiva é necessário investir redobrado em gestão. A consolidação da empresa no mercado garantiu também uma mudança radical na metodologia de produção que busca sempre antecipar demandas por toda sua cadeia logística para atender rapidamente seus clientes.

Para possibilitar a transição de uma empresa puramente sob encomenda para uma empresa 100% para estoque foi necessário vencer diversos desafios, a seguir alguns deles:

  • Definição de estoques de segurança e lotes de fabricação/compras;
  • Produção dos itens condizendo com sua rotatividade;
  • Compra de matérias primas prevendo demandas futuras;
  • Controle de estoque e perdas no processo ponta a ponta;
  • Acompanhamento das atividades produtivas;
  • Controle das atividades de qualidade;
  • Geração de relatórios personalizados e análise rápida de informações.

Soluções

A MULTQUÍMICA optou por implantar o sistema de PCP da Nomus para controlar todos os processos relacionados à sua atividade fim. Com isso a empresa obteve acompanhamento de um dos consultores especializados em indústria da Nomus para acompanhar o processo de implantação do início ao fim.

Definição de estoques de segurança e lotes de fabricação/compras

Durante a implantação do sistema foi analisado de forma panorâmica o histórico de vendas. Essa análise foi cruzada com informações de lista de materiais e, com isso, estimado o consumo médio estimado para todas as matérias primas e a produção média dos produtos mês a mês.

Em seguida geramos lotes e estoques de segurança focados nessa análise com o cruzamento das informações de leadtime de fabricação e compras, além de analisarmos o custo de setup entre a mudança nas linhas de fabricação.

Por fim, geramos relatórios específicos para auxiliar a análise das variações de vendas e compras para que ajustes fossem feitos durante a evolução da empresa.

Produção dos itens condizendo com sua rotatividade

Utilizamos uma solução muito conhecida no mercado aqui, o MRP ou Planejamento de necessidade de materiais.

Com o nosso algoritmo de MRP conseguimos gerar sugestões automáticas e contínuas do que e quando produzir de acordo com o estoque atual da empresa e os estoques de segurança e lotes definidos no início da implantação.

Adicionamos posteriormente a utilização de ferramentas como previsão de vendas automáticas para tornar o cálculo cada vez mais dinâmico e confiável.

Hoje apenas com um clique e uma rápida revisão da sugestão do sistema temos ‘n’ ordens sendo gerados automaticamente. Tornando extremamente facilitado o trabalho da equipe de PCP.

Compra de matérias primas prevendo demandas futuras

Após termos as ordens gerados o algoritmo do MRP também garante o cálculo das matérias primas com base na explosão da lista de materiais de cada um dos itens fabricados e seus respectivos leadtimes, estoques de segurança e lotes de compra.

Isso garante não só um processo automático na produção, mas também na compra de matéria prima. Compras e produção caminham juntas para evitar baixa produtividade e falta de matéria prima.

Controle de estoque e perdas no processo ponta a ponta

Obviamente que para as soluções anteriores funcionarem era preciso implementar um controle sofisticado em toda a produção.

Instalamos pontos de coleta de dados em locais estratégicos na área de produção, expedição e almoxarifado. Com isso foi possível gerenciar o estoque de toda a fábrica de forma integrada, com 95% de acerto nos inventários.

Acompanhamento das atividades produtivas

Os pontos de acesso também são utilizados para registro dos tempos de início e fim de cada atividade produtiva realizada.

Esse controle permite analisar em tempo real quais ordens estão em execução em quais máquinas e por quem. As informações alimentam relatórios de produtividade e ociosidade para manter uma equipe compatível com a demanda do mercado, evitando capital de giro incompatível com a real necessidade da empresa.

Uma das próximas metas da empresa é aumentar ainda mais a produtividade com a implantação da meritocracia ou remuneração variável de acordo com indicadores!

Controle das atividades de qualidade

A equipe de qualidade contou com melhorias significativas nos seus processos. Toda a gestão de inspeções foi integrada com as ordens de produção, garantindo alinhamento e agilidade das informações.

A engenharia do produto conta com um cadastro de todas as características de inspeção necessárias para essa integração.

Ao final do processo produtivo são gerados relatórios sumarizando todo o trabalho da qualidade, antes essas informações eram feitas manualmente e coletadas através de papéis que poderiam sofrer danos físicos impossibilitando uma leitura confiável.

Geração de relatórios personalizados e análise rápida de informações

As informações controladas geram dados que devem ser transformados em informação passível de discussão em reuniões gerais ou análise pelo empreendedor, alguns dos principais relatórios gerados pelo sistema:

  • Histórico de vendas;
  • Histórico de produção;
  • Histórico de compras;
  • Histórico de resultados de inspeções de qualidade;
  • Analise de perdas no processo produtivo;
  • Análise de ocupação de recursos;
  • Produtividade de recursos;
  • Ociosidade de recursos;

Resultados

A MULTQUÍMICA conseguiu colher diversos resultados durante e após a implantação do sistema Nomus ERP. Os resultados mostrados foram retirados de relatórios dos anos de 2014 e 2015.

1 – O controle de estoque e a implantação da lógica de gestão via MRP garantiram uma gestão otimizada da produção e dos matérias de consumo. Consideramos esse um dos principais resultados com a parceria para a Multquímica.

2 – Todos os benefícios da gestão de estoque, qualidade e produção garantiram a manutenção da equipe mesmo com aumento significativo no nível de produção. A assertividade na área de compras e baixa no nível de estoque reduziram muito a necessidade de capital para manutenção das atividades.

3 – A diminuição de produção em lotes menores e o acompanhamento das operações produtivas trouxe um ambiente propício a uma cobrança saudável dos funcionários da equipe de produção.

4 – O acompanhamento constante das atividades produtivas garante uma comparação ágil do tempo total que a equipe de produção precisou para produzir e a sua capacidade nominal. Essa medição garante que o empreendedor ajuste sua equipe de acordo com períodos de alta ociosidade.

5 – A identificação das perdas no processo produtivo garantiu meios de identificar e priorizar problemas mais críticos. Foco trouxe melhorias significativas na eliminação de perdas.



29%

De diminuição dos níveis de estoque de produtos acabados e matérias primas

21%

De diminuição do capital de giro

9%

De aumento da produtividade dos funcionários


15%

De diminuição da ociosidade

7%

De diminuição acumulada das perdas no processo produtivo


A empresa também contou com ganhos mais difíceis de ser medidos. A gestão de todos os processos produtivos em um único software facilitou muito a comunicação da equipe. Uma equipe mais coesa trabalhar melhor, esperamos que isso afete positivamente a saúde dos trabalhadores.

A empresa apresentou no mesmo período aumento do faturamento e aumento do percentual de lucro. Acreditamos que os impulsos dados na área de produção tenham corroborado para isso.

A consultoria prestada pela equipe da Nomus sempre busca colocar em pauta questões que podem trazer reflexões importantes para gestão como indicadores específicos ou metodologias específicas de PCP. Acreditamos muito na possibilidade de potencializar a gestão de pequenas e médias indústria com toda teoria na área de PCP disponível no meio acadêmico!

A parceria entre a MULTQUÍMICA e a NOMUS é uma parceria de sucesso!




Imprensa

Nomus na imprensa

A Nomus foi selecionada para fornecer soluções de gestão para o programa Extreme Makeover da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.


Endeavor

ERP Industrial é uma Endeavor promessas

A Endeavor indentificou na Nomus os requisitos necessários para entrar no programa, que são: “Empresas que resolvem problemas, sejam mais eficientes que seus concorrentes e difíceis de serem copiadas. E não basta ter um modelo de negócio escalável, tem que ter um grande mercado, suficientemente grande para caber uma grande empresa.”


Comece agora mesmo

Assista uma demonstração do Nomus ERP Industrial e veja na prática como funciona

Assista uma apresentação »

Veja porque o Nomus ERP Industrial é a escolha certa para sua indústria Assista uma demonstração »