Atualizado em 18/06/24 - Escrito por Autor Convidado na(s) categoria(s): Processos e Organização
Se você é da área de gestão de processos administrativos, com certeza já deve ter ouvido falar sobre a metodologia Lean Manufacturing – que é aquela que auxilia na eliminação de desperdícios dentro de processos industriais. Mas, você sabia que isso também é possível de ser aplicado dentro dos próprios processos administrativos? Isso é o Lean Office, ou Escritório Enxuto, que é o tema deste nosso artigo.
Quer conhecer mais sobre Lean Office e como aplicar na sua empresa e ter todos os seus benefícios? Leia esse conteúdo até o final – pois foi preparado especialmente para você!
Lean Office é literalmente a aplicação dos conceitos da metodologia Lean dentro de um ambiente administrativo empresarial. Em outras palavras, é aplicar os métodos Lean para eliminar os eventuais desperdícios dos processos administrativos.
Em uma lista básica, podemos elencar quais são os principais desperdícios que podem acontecer dentro de um ambiente administrativo, observe:
Se você identificou qualquer um desses problemas na sua empresa, o Lean Office pode te ajudar a se organizar melhor.
O primeiro passo para aplicar o Lean Office no seu escritório é identificar quais são os desperdícios que estão atrapalhando os processos da sua empresa e que precisam ser eliminados. Mas como se faz isso?
Na verdade, é bem simples. O que você vai precisar fazer é analisar os fluxos e determinar a origem do problema que pode ser, por exemplo, uma má utilização de recursos ou até mesmo má gestão de horários.
O ponto chave é conseguir identificar o problema e pensar em uma possível solução. Pode parecer complexo, mas discuta o assunto com a sua equipe e elabore a melhor saída possível.
Padronizar todos os processos é a melhor forma de eliminar desperdícios dentro de um fluxo de trabalho. Após identificar os desperdícios, o segundo passo deve ser: estabelecer um padrão na execução dos processos administrativos que são realizados no dia a dia.
Para estruturar essa padronização, a nossa dica é utilizar a metodologia japonesa do 5S, que na prática, significa:
Essa etapa acontece naturalmente e é consequência imediata da padronização dos processos que falamos acima. Com o fluxo de trabalho sendo otimizado e facilitado, seu escritório já eliminará a má distribuição de tarefas e terá também uma melhora na produção de relatórios e documentos, por exemplo.
Além disso, melhorar a comunicação das equipes de setores administrativos diferentes também é essencial para quem quer diminuir o tempo de processamento de informações e de espera. Tempo de espera é um dos piores problemas enfrentados por empresas e, se livrar disso, é um objetivo que pode ser alcançado com o Lean Office.
Nesta etapa, você pode utilizar uma outra metodologia que também já falamos por aqui o Kaizen. A filosofia principal deste método é “seja hoje melhor do que você foi ontem e amanhã melhor do que foi hoje”. Em outras palavras, o que queremos dizer é que não basta apenas aplicar as mudanças nos fluxos e nos processos, é preciso também estar sempre atento a como a sua empresa, equipe e escritório pode ser melhor sempre, evoluindo a cada dia.
Não vamos mentir, os benefícios são vários! Veja os principais:
A lista de benefícios é extensa, mas os desafios também – e é deles que vamos falar a seguir.
Por mais que a metodologia Lean Office não seja tão complexa, de fácil aplicação e cheia de vantagens, algumas empresas também podem ter dificuldades para implantá-la em seus escritórios. Veja quais são os principais desafios:
Tudo o que falamos aqui neste post é eficácia comprovada, mas é importante que você tenha em mente que as mudanças precisam ser feitas de forma gradual e bem planejada para que tudo aconteça da maneira esperada. Afinal, ninguém quer gerar conflitos dentro das equipes e muito menos realizar cortes desnecessários.
Por isso, é preciso ser guiado por alguns fundamentos e pontos importantes do Lean Office para que a metodologia seja aplicada com sucesso na sua empresa, confira:
Por fim, valorize e priorize as relações humanas. Considere sempre manter uma participação ativa de todos os colaboradores antes, durante e após a implementação da metodologia. Trabalho em equipe é sinônimo de êxito, afinal, são as pessoas que fazem com que as mudanças e os processos sejam possíveis!
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