Caso de sucesso: BSB

Indústria de Borracha e Polímeros Diversos

BSB

Sobre a BSB Soluções em Borracha


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Veja como o Nomus ERP Industrial funciona na prática »


Desafios

Gestão de qualidade é um dos pilares da BSB e, apesar do alto investimento nesse setor que levaram a ótimos resultados, havia vários obstáculos sendo enfrentados. Confira todos os desafios que a BSB enfrentava antes de usar o Nomus ERP Industrial:

  • Falta de controle de custos;
  • Dificuldades na inspeção de qualidade;
  • Lentidão e problemas na demonstração dos processos nas auditorias dos certificados;
  • Ausência de meios de demonstração de processos de alta qualidade para seus clientes;
  • Inspeção deficitária de qualidade de matéria-prima e produto final;
  • Falta de comunicação interna sobre quais materiais usar primeiro;
  • Processos truncados, travados;
  • Escassez de recursos de produção por falta de controle de estoque;
  • Imprevisibilidade nas entregas;
  • Insatisfação de alguns clientes por não conseguir controlar as reclamações;
  • Falta de meios efetivos de rastrear a produção e a logística das entregas;
  • Lentidão na implantação e manutenção do sistema anterior;
  • Tomadas de decisão feitas em cima de relatórios que não refletiam a realidade da empresa;
  • Insegurança para a diretoria e gestão;
  • Falta de sintonia entre comercial, laboratório, produção, entrega e inspeção de qualidade;
  • Processos desestruturados;
  • Falta de controle das variações de peso e custo das matérias-primas;
  • Falta de mobilidade na gestão;
  • Custos extras em demasia para implantação dos sistemas anteriores;
  • Falta de acesso a suportes qualificados.

Soluções

O sistema Nomus ERP Industrial oferece diversas funcionalidades para seus clientes. Para cada problema específico, temos uma solução diferente. A BSB, durante sua implantação, deu destaque para os seguintes recursos da plataforma:

  • Implementação quase completa e em progresso do Nomus ERP Industrial através do método Lean;
  • Uso do módulo de qualidade e funcionalidades de inspeção no recebimento e avaliação de matérias-primas;
  • Acompanhamento completo dos produtos até o romaneio e passando pela inspeção de qualidade do produto final;
  • Aplicação das etiquetas com código de barras que trazem informações completas sobre cada item, facilitando a logística, a rastreabilidade e as auditorias de qualidade, tanto pelos representantes de certificações quanto pelos clientes;
  • Uso do sistema, relatórios e dashboards para auditorias internas e externas, importantes para manter o ISO 9000 e buscar o ISO 14001;
  • Emissão de relatórios e controle por CRM e dashboards com dados como tempo de uso, lead time e outros, levando a uma provisão de recursos inteligente;
  • Registro eficiente de reclamações, permitindo tratativas rápidas e efetivas;
  • Automatização da parte logística;
  • Separação da produção com base em código de barras;
  • Uso do suporte e da implantação Nomus que desenvolve soluções em segundos;
  • Aplicação do IQF na avaliação de fornecedores através de recursos do sistema;
  • Aplicação do ciclo PDCA através do sistema Nomus;
  • Exploração total do CRM e dos dashboards.

Resultados

Você já sabe de onde a BSB saiu e por onde passou. Agora é momento de conhecer onde eles já chegaram. Os resultados abaixo são animadores e podemos prever que o futuro será ainda melhor. Confira as conquistas da BSB depois da implantação do Nomus ERP Industrial:

  • Manutenção do ISO 9000 e progresso na busca pelo ISO 14001;
  • Mais controle sobre a qualidade, a principal preocupação da BSB;
  • Garantia de que apenas matéria-prima de qualidade vai ser usada na produção;
  • Maior lucratividade com a redução de custos com o uso eficiente de matéria-prima;
  • Qualidade de produção e entrega aprimorada;
  • Maior agilidade e precisão em auditorias internas e externas, assim como na qualificação para certificados;
  • Inspeção de qualidade de matéria-prima e produção final garantida;
  • Processos otimizados;
  • Previsibilidade na reposição do estoque;
  • Previsibilidade nas entregas;
  • Maior satisfação dos clientes na melhora da gestão de pedidos e reclamações;
  • Tranquilidade de um suporte atento às necessidades;
  • Maior sintonia entre todos os setores;
  • Processos mais estruturados;
  • Gestão remota graças aos dados hospedados em nuvem;
  • Maior controle sobre as variações de peso e custo das matérias-primas;
  • Redução de custos de implantação;
  • Acesso a insights sobre gestão através do suporte e da implantação Nomus, cuja equipe possui experiência na indústria;
  • Agilidade e autonomia na implementação do processo;
  • Conforto de ter “um colaborador extra”, pois o sistema Nomus ERP Industrial funciona como um enorme apoio e isso em todos os setores;
  • Rastreabilidade total de matéria-prima, produção, entrega e logística;
  • Maior controle sobre dados e processos através de dashboards e CRM;
  • Tomadas de decisão e discussões de gestores baseadas na realidade, em dados fornecidos em tempo real;
  • Maior facilidade na aplicação do IQF (Índice de Qualificação do Fornecedor).


Imprensa

Nomus na imprensa

A Nomus foi selecionada para fornecer soluções de gestão para o programa Extreme Makeover da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios.


Endeavor

ERP Industrial é uma Endeavor promessas

A Endeavor indentificou na Nomus os requisitos necessários para entrar no programa, que são: “Empresas que resolvem problemas, sejam mais eficientes que seus concorrentes e difíceis de serem copiadas. E não basta ter um modelo de negócio escalável, tem que ter um grande mercado, suficientemente grande para caber uma grande empresa.”


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