Sobre a GD Case e Giordani Têxteis
A GD Case e a Giordani Têxteis estão localizadas no Rio Grande do Sul, mas atendem no país todo, lideradas pelo Douglas Giordani, diretor de ambas. Sua produção opera com alta customização, atendendo empresas e pessoas físicas com vários tipos de produtos.
Fornecendo material para indústria alimentícia, brindes personalizados para eventos corporativos, mochilas diretamente para o usuário final, entre outras atividades, a gestão de ambas as empresas está integrada e otimizada agora com o sistema.
Vídeo do caso de sucesso
Desafios
Coordenar duas empresas ao mesmo tempo não é fácil. Quando elas compartilham matéria-prima, uma fornece itens para a outra, estão muitas vezes na mesma esteira e enfrentam desafios individuais de customização e produtos, vários obstáculos aparecem. Veja os exemplos de obstáculos que a GD Case e a Giordani Têxteis compartilham:
- A amplitude nacional pedia deslocamento constante de Douglas e seus representantes comerciais, então não tinha como acessar dados, tomar decisões apropriadamente, executar tarefas e acompanhar o desempenho das fábricas como um todo quando estava fora do escritório;
- Os sistemas usados eram incompletos, sendo usados mais para emissão de nota fiscal;
- Não tinham clareza dos custos operacionais;
- Não conseguiam monitorar o resultado da produção no mês;
- Dificuldade na transferência de dados e informações entre as duas fábricas e seus sistemas de gestão;
- Não encontravam nenhum sistema capaz de atender às necessidades específicas do setor, que não é muito amplo, então poucos fornecedores de sistema de gestão tem algo a oferecer;
- Todas as outras opções de sistemas de gestão utilizadas ou descobertas são engessadas;
- Quem não está na internet, não está no mercado. Suas ferramentas offline dificultavam qualquer operação em rede, pois havia conflitos de versão, de sistema operacional, de computadores (como no caso de 32 bits x 64 bits), capacidades etc;
- Ruídos de comunicação entre etapas de um pedido que poderiam dificultar o trabalho da costureira;
- Perda de tempo procurando informações soltas e presas em um setor e que não chegavam em outro;
- Desperdício de recursos como tempo em setores onde gargalos não eram identificados.
Soluções
A resposta para esses obstáculos veio através do uso multiempresa do Nomus ERP Industrial. Além de resolver os problemas individuais de cada fábrica, integrou as operações e dados para uma melhor sintonia, facilitando a gestão e também os pedidos que passam pelas duas empresas ao mesmo tempo. Confira como o Nomus ERP Industrial foi usado para reverter a situação:
- Implantação de um sistema capaz de ajudar no gerenciamento de fábrica e monitoramento de estoques;
- Implantação em praticamente 100% das áreas, incluindo comercial, PCP, gestão de recursos (como matéria prima e mão de obra), processos de fabricação e documentação de roteiros de produção;
- Aplicação de roteiros de produção e checklist de matéria-prima que fazem com que todos tenham acesso às informações importantes de cada pedido, a costureira não fique confusa e possa trabalhar de forma mais acertada e segura;
- Usar o acesso remoto ao sistema para garantir tomadas de decisões acertadas, verificação de dados, acompanhamento de processos e emissão de pedidos a partir de qualquer dispositivo e lugar do Brasil;
- Unificação da gestão dos processos, insumos e PCP, assim como medição e análise, em apenas um sistema online, acessível, seguro e de fácil implantação;
- Uso de recursos como dashboards para ter mais clareza sobre os custos operacionais, gargalos na esteira de produção, desempenho comercial etc;
- Monitorar o resultado de todos os períodos quanto ao andamento da produção e da fábrica, permitindo fazer comparativos com objetivos e indicadores de meta;
- Conectar e unificar a gestão das duas empresas em apenas uma plataforma;
- Dedicação ao treinamento e à leitura oferecidos na biblioteca e no manual do Nomus ERP Industrial, alcançando certa autonomia na própria implantação, o que acelerou e aumentou a eficiência do processo, uma vez que no momento de implantação assessorada já sabiam melhor do que precisavam;
- Criar com o auxílio da equipe Nomus soluções e relatórios customizados para as necessidades específicas do setor da empresa, que muitos sistemas não atendem por conta do grau de especificidade;
- Trocar o servidor local por um ERP online para dar mais dinâmica ao trabalho;
- Uso do dashboard financeiro para ajudar na tomada de decisões sobre investimentos, ajustes de produção e ajustes de valores de produção;
- Implantação do módulo de pedidos junto aos representantes comerciais, principalmente por conta dos campos personalizados que são importantes para os seus produtos, que são de grande customização;
- Conexão e integração entre os setores para evitar perda de informação e ruídos de comunicação.
Resultados
Alcançar resultados com duas empresas ao mesmo tempo usando apenas um sistema é possível. O Diretor Giordani viu uma melhora muito grande na gestão individual de cada fábrica e também na coordenação entre elas. Veja que ganhos a implantação do Nomus ERP Industrial já trouxe para a GD Case e para a Giordani Têxteis:
- Versatilidade e facilidade de acesso a dados e ao próprio sistema;
- Maior clareza quanto a processos e custos operacionais, como gestão de insumos, gestão de fabricação, entre outros;
- Implantação acelerada, eficiente, flexível e dedicada às necessidades específicas;
- Grande liberdade de customização de sistema e material, extremamente necessária para seu ramo de produtos personalizados;
- Sinergia entre o conhecimento processual e técnico das fábricas com o ponto de vista técnico do sistema e dos implantadores;
- Otimização e unificação de praticamente 100% dos departamentos;
- Documentação completa de todos os processos de fabricação, com roteiro de produção e checklist de matéria-prima;
- Total controle do andamento e das etapas de produção, do pedido ao estoque ou entrega para o cliente;
- Relatórios e controle adaptados às características específicas dos produtos, que são altamente variáveis;
- Maior mobilidade para gestão através de diferentes dispositivos em qualquer localidade;
- Maior eficiência do uso de tempo da fábrica;
- Erradicação da perda de informações entre o comercial e a produção;
- Estão fazendo mais em menos tempo com o uso do Nomus ERP Industrial.