Segmento: Gráfica Colaboradores: 15 Tributação: Simples nacional
A JR BARCODE é uma empresa com larga experiência na fabricação de etiquetas adesivas com a possibilidade de impressão flexográfica personalizada para atender demandas de diversos segmentos. A JR BARCODE já atua no mercado há mais de 20 anos, atendendo diversos clientes. Alguns clientes do seu portfólio são: Rede D’or, Arcelormittal, Pactual, entre outras redes de hospital e clínicas e outros clientes de diversos segmentos. A empresa também atua na consultoria da escolha do melhor material e método para utilização de código de barras.
A JR BARCODE é uma empresa enxuta que precisa lidar com uma forte concorrência, trabalhando com baixas margens de lucro para seus produtos e produzindo essencialmente sob encomenda para seus clientes. Existia enorme dificuldade na definição de novos preços com exatidão e o controle de estoque de matérias primas não existia. Todo o controle financeiro era feito via planilhas em excel. Por isso a empresa enfrentava grandes dificuldades no planejamento de compras, acompanhamento de pedidos de vendas e na gestão financeira da empresa. Confira:
A JR BARCODE optou por implantar o sistema de ERP industrial da Nomus para controlar todas as áreas da empresa e seu processo de ponta a ponta. Além disso, a empresa adquiriu o pacote de consultoria com um de nossos engenheiros para trabalhar continuamente na melhoria da gestão com reuniões periódicas para análise da gestão.
Começando na área de compras, a importação de XMLs agilizou o trabalho de digitação para controle das entradas no estoque e contas a pagar. A importação de XMLs de entrada também alimenta a área de qualidade do sistema, solicitando a inspeção aleatória de documentos de entrada no recebimento das matérias primas.
Por meio da análise do histórico de vendas, é possível converter a necessidade de compra de matérias para a próxima semana, quinzena, mês, bimestre, etc. Adotamos a análise quinzenal para tornar o estoque o mais enxuto possível, diminuindo a possibilidade de um fluxo desbalanceado na empresa e maximizando o lucro líquido da empresa.
Com a matéria prima sempre disponível em estoque na hora certa, é possível entregar com agilidade para os clientes. O processo comercial pode ser gerenciado iniciando pela geração de propostas (com layouts personalizados) que podem ser convertidas em pedidos de venda. Após a criação do pedido de venda, já é possível que o PCP gere as ordens de produção associadas aos pedidos em lote. Essas ordens de produção garantem o controle das matérias primas consumidas durante o processo e o controle dos tempos de produção de cada uma das etapas produtivas. Ao finalizar as ordens, o estoque é liberado e é possível realizar o faturamento dos pedidos de venda, finalizando o ciclo de controle de estoque e atualizando o relatório de contas a receber pendente.
A compra e venda atualiza o financeiro gerando contas a pagar/receber automaticamente. As contas a receber são convertidas em boletos bancários e o sistema “conversa” com o banco por meio dos arquivos de remessa e retorno, tornando o controle financeiro mais automatizado. Os relatórios de projeções do fluxo de caixa e o demonstrativo financeiro garantem acompanhamento da saúde financeira da empresa com facilidade. A constante atualização das contas a pagar/receber garante um processo de cobrança tranquilo e pagamentos dentro do prazo, evitando encargos financeiros adicionais.
A empresa gerencia contratos de comodato, registro histórico de clientes com pagamento atrasado, fechamentos com novos clientes pelo módulo de CRM da Nomus, garantindo o registro estruturado de informações pertinentes ao processo da empresa.
As informações controladas geram dados que devem ser transformados em informação passível de discussão em reuniões gerais ou análise pelo empreendedor, alguns dos principais relatórios gerados pelo sistema:
A JR BARCODE conseguiu colher diversos resultados durante e após a implantação do sistema Nomus ERP. Os resultados mostrados foram retirados de relatórios dos anos de 2012,2013,2014 e 2015.
1 – O contínuo controle das atividades produtivas aumentou a produtividade de todos os funcionários da empresa, criando uma rotina natural de preocupação com o tempo gasto nas atividades de produção. O controle do tempo planejado de cada ordem ajudou todos os funcionários a enxergarem como o sistema funciona para cálculo da produtividade.
2 – As métricas de avaliação da equipe comercial ajudam a empresa a continuar a venda através da prospecção de novos clientes. A contínua avaliação do resultado da empresa garante ao empreendedor enxergar o que a empresa precisa para melhorar seu resultado. A facilidade de negociar com o preço certo agiliza o processo comercial e garante a segurança de fechar novos bons negócios.
3 – A integração do planejamento de compras e do controle de estoque auxilia na definição de níveis de estoques ideais para evitar e falta e o excesso de matérias primas em estoque. Esse nível ideal de estoque auxilia na manutenção de uma boa saúde financeira, diminuindo o capital de giro necessário para operação da empresa.
4 – O acompanhamento constante das atividades produtivas garante uma comparação ágil do tempo total que a equipe de produção precisou para produzir e a sua capacidade nominal. Essa medição permite que o empreendedor ajuste sua equipe de acordo com períodos de alta ociosidade.
5 – A gestão de estoque por ordens de produção permitiu a implantação de métricas de controle de perdas por processo produtivo, sendo possível acompanhar perdas por ordem e perdas gerais da fábrica. O acompanhamento das perdas pela equipe de supervisão da produção também criou um clima propício à melhoria contínua do processo produtivo, buscando eliminar desperdícios.
A empresa também contou com ganhos mais difíceis de ser medidos. A gestão de todos os processos e áreas em um único software integrado aumenta a velocidade e assertividade de todos os processos da empresa, propiciando um ambiente para aproveitar melhor a capacidade de cada colaborador.
O nível de lucro líquido (%) feito nas apurações de DRE se manteve estável. A análise dos custos dos seus produtos frente às variações do dólar ajudou a empresa a decidir se continuava ou não com certas parcerias e no fechamento de novas parcerias. Essa análise se tornou essencial para períodos conturbados da economia que tiveram forte impacto no dólar.
A empresa conseguiu manter baixo índice de inadimplência dos seus clientes mesmo em épocas de crise econômica, já que os processos de cobrança e financeiro estavam bem implantados.
As apurações feitas no DFC auxiliam constantemente a empresa a se preparar aos raros períodos de baixa em caixa que a empresa enfrenta ao longo de seu percurso.
O sucesso da parceria entre a JR BARCODE e a NOMUS é indiscutível!
“Parabéns a equipe Nomus, pois é notório o empenho de estarem sempre aperfeiçoando o software Nomus. Mais do que vender um software vejo que a Nomus se preocupa com o que tem de mais importante nos negócios, o atendimento ao cliente.”
Roberto Dias – Diretor – JR Barcode
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