Sobre a Lifecintos
A Lifecintos é um conjunto de quatro empresas do ramo de equipamentos de EPI. Sua sede é em São Paulo, possui filial em Minas Gerais e atende o país inteiro com o auxílio do Nomus ERP Industrial que permite a gestão das fábricas remotamente. Com apenas 4 meses de implantação do sistema, aumentaram o faturamento em 37% e obtiveram o ISO 9001.
Henrique Fonseca, Diretor Comercial, e Jonathan Abravanel, Gerente de Vendas, fazem um bom trabalho com a ferramenta. A união de gestão eficiente com o sistema especialista e focado em excelência industrial permitiu até mesmo a geração de novas oportunidades de negócio para a Lifecintos: também estão se tornando uma importadora.
Vídeo do caso de sucesso
Desafios
A Lifecintos está em momento de crescimento e expansão. Isso os levou à contratação do Nomus ERP Industrial para ajudá-los, mas antes enfrentavam problemas com uma plataforma ineficiente. Veja os obstáculos que precisavam ser superados:
- Trabalharam com um sistema que não teve capacidade de acompanhar o crescimento da Lifecintos;
- Não tinham um suporte adequado no sistema anterior;
- Não tinham uma visão ampla sobre a capacidade produtiva e outros dados da empresa;
- As informações da empresa não estavam precisas;
- Dificuldade de acompanhar os dados da empresa e tomar decisões quando estivessem distantes de qualquer uma das sedes ou filiais das quatro empresas;
- Respostas lentas e sem muito controle;
- Tomadas de decisão lentas, tardias e sem muita precisão;
- Dados confusos ou incompletos afetados por desperdício de recursos;
- Compras em excesso de mercadorias para o estoque, pois faziam no olhômetro já que o sistema anterior não auxiliava nessa parte;
- Falta de controle sobre as vendas e os resultados dos vendedores e representantes;
- Falta de controle de qualidade de serviço e produto do fornecedor;
- Estavam sem qualquer auxílio do suporte do sistema anterior;
- Operação com problemas devido à falta de troca precisa e completa de informações;
- Dificuldades em apresentar para a auditoria de certificações ISO e similares sobre como estão os processos da fábrica, o que era um obstáculo na obtenção dos títulos.
Soluções
Como empresa especializada em equipamentos de proteção, a Lifecintos tem segurança e solidez em sua mente e nos seus critérios de decisão. É por isso que escolheu e teve sucesso na sua escolha pelo Nomus ERP Industrial: sabiam que pisariam em solo firme. Veja as funcionalidades do sistema que já foram exploradas pelo grupo empresarial:
- Implantação do Nomus ERP Industrial em todos os setores das 4 empresas;
- Visualização de todos os setores através do sistema;
- Uso online e em nuvem do sistema que permite conexão entre todas as sedes pelo país, além dos próprios gestores e colaboradores quando estiverem em viagem;
- Uso do sistema para visualizar todos os dados da empresa, como custo de produtos, situação financeira, ritmo de produção, e tomar decisões mais acertadas;
- Aplicação do detalhamento e controle de produção e estoque para acabar com a compra de mercadorias em excesso;
- Uso das funcionalidades de vendas para gerar gráficos de desempenho de fornecedores, vendedores, representantes, metas e objetivos;
- Contar com o treinamento oferecido pela Nomus que permitiu 60 colaboradores conseguirem usar com facilidade em 4 meses um sistema desse tamanho;
- Contar com o suporte preciso, exato, eficaz e rápido;
- Trocar informações dentro da empresa dos 123 produtos de fabricação própria através do sistema;
- Uso do sistema Nomus ERP Industrial para apresentar os dados e processos da fábrica à auditoria do Inmetro e certificações como o ISO 9001;
- Exploração das possibilidades de indicadores e relatórios em reuniões de diretoria, gerência etc para tomadas de decisão mais rápidas e precisas;
- Contar com o Nomus ERP Industrial para lidar com a Receita Federal.
Resultados
As vitórias na Lifecintos são impressionantes. Faturamento, certificados, agilidade na produção, controle total com apenas 4 meses apenas de Nomus ERP Industrial. Daqui para a frente, a empresa prevê vitórias ainda maiores com o avanço da implantação e exploração das funcionalidades do sistema. Veja o que já foi alcançado:
- Aumento de 37% de faturamento;
- Obtenção do Certificado ISO 9001 com auditoria do INMETRO;
- Abertura de novo modelo de negócio (importação);
- Acesso a uma dimensão maior da capacidade da empresa;
- Visualização mais precisa do desenvolvimento da empresa;
- Flexibilidade de deslocamento dos gestores, representantes comerciais e colaboradores;
- Melhor transmissão de informação entre departamentos e sedes, interestadualmente inclusive;
- Implantação ágil em apenas 4 meses do básico do sistema;
- Treinamento prático, intuitivo e bem orientado para mais de 60 colaboradores;
- Ganho em precisão em todas as funcionalidades;
- Mais agilidade na produção;
- Capacidade de tomadas de decisão mais rápidas;
- Recebimento de respostas rápidas e precisas;
- Maior clareza sobre toda a gestão;
- Acesso a números mais precisos;
- Erradicação do desperdício de dinheiro nas compras em excesso de peças e matéria-prima;
- Controle total das metas e objetivos dos fornecedores, vendedores e representantes comerciais;Melhorias na gestão de informações;
- Otimização na comunicação interna das fábricas;
- Admiração na organização da empresa por parte de fornecedores, clientes, parceiros e até auditoria do INMETRO;
- Boas projeções para o futuro da empresa a curto, médio e longo prazo.